22/06/2020 às 5:00

Títulos do Tesouro: como devo investir? (Parte 2)

TC School TC School

Este é o segundo texto de uma série específica sobre os Títulos do Tesouro e como investir de maneira a potencializar os seus objetivos pessoais. Após o texto inicial, abordarei os seguintes temas:

  • IPCA – Veja como proteger seu patrimônio da inflação
  • Prefixado – Saiba da rentabilidade na hora do investimento
  • Juros Semestrais – Uma opção para obter renda extra

Boa leitura!

títulos do tesouro

Leia mais sobre Títulos do tesouro e renda fixa:

Títulos do Tesouro IPCA+

Que tal investir um valor, garantir a correção pela inflação e, ainda assim, ter um lucro em cima disso? É disso que se trata o Tesouro IPCA+. Indexado à inflação, ele tem a garantia da correção do valor do dinheiro ao longo do tempo. E, além disso, dá ao investidor um bônus de rendimento.

O IPCA é o índice que mede a inflação oficial do país. As abreviações NTN-B Principal, NTN-B e LFT representam o verdadeiro nome do título. NTN-B Principal significa Notas do Tesouro Nacional Série B Principal ao passo que NTN-B significa Notas do Tesouro Nacional Série B.

O IPCA+ é indicado para momentos em que há perspectiva do aumento da inflação, já que há a proteção do patrimônio e o aumento do poder aquisitivo com a correção de acordo com a inflação, mais a taxa de juros. Valem mais à pena os com prazos mais longos. E podem ser utilizados, muitas vezes, como um complemento do planejamento da aposentadoria.

Títulos do tesouro prefixados

Os títulos prefixados, como o nome já indicam, são aqueles onde já sabemos o valor do rendimento no ato da contratação. A remuneração é definida inicialmente. E ponto final. Assim, o investidor consegue travar seu investimento a um determinado valor de rentabilidade.

Isso se torna uma vantagem quando a taxa de juros está elevada e existe a perspectiva de queda.

Títulos com juros semestrais

Os títulos do Tesouro Nacional têm a possibilidade de uma remuneração periódica ao investidor. Esta é a opção com juros semestrais, onde a pessoa que investe, recebe os cupons a cada seis meses. O nome é cupom porque, antigamente, de fato, ao receber o título em papel, tinham cupons anexos para serem destacados.

Por sua vez, o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F) e Tesouro IPCA + com Juros Semestrais (NTN-B) – são indicados para as pessoas que buscam um complemento de renda, já que há o pagamento semestral de um determinado valor. Se não é o seu caso, melhor optar pelos títulos sem o cupom para evitar ter que reinvestir o lucro a cada seis meses. O problema não é o “trabalho”, mas o pagamento constante do Imposto de Renda a cada recebimento.

Qual título do tesouro escolher?

Tudo depende de seus objetivos, mas o rendimento da renda fixa, de fato, não é mais o mesmo. A taxa de juros em patamares ínfimos impede os ganhos exagerados do passado. Mas não é por isso que a renda fixa deva ser riscada do mapa. Cada título, como você viu aqui, tem sua utilidade. Cada um tem uma função.

Entenda o que precisa, avalie sua necessidade e, diante disso, escolha o título mais apropriado para compor sua carteira de investimentos.

Boa sorte!

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub