22/11/2019 às 12:26

8 – O que fazer com o 13º salário: gastar, pagar dívidas, investir?

Felipe Pontes Felipe Pontes

Chegamos a mais um final de ano e junto com esse período de festas, alguns profissionais recebem uma parcela do seu 13º salário. Mas o que fazer com ele? O melhor uso deste recurso depende da situação financeira que você está vivendo no momento.

Neste texto, apresentamos algumas ideias para você aplicar bem o seu 13º salário de acordo com o seu cenário financeiro atual, quais sejam:

  1. Pessoas que estão mais apertadas financeiramente
  2. Pessoas que estão financeiramente mais folgadas

 

Para os que estão apertados: veja algumas possibilidades para ajustar sua vida financeira com o  13º salário

Nas finanças corporativas, as empresas buscam financiamento por dívida como forma de alavancar a sua rentabilidade atrelada ao aumento do risco (leia mais sobre isso no nosso texto sobre métricas de endividamento, solvência e liquidez). No caso das pessoas não é tão diferente: as pessoas usam dívida para financiar o consumo de bens e serviços, obter capacitações, financiar imóveis e outros diversos motivos.

Mas o que fazer quando as contas saem do controle?

 

1. Pagar as dívidas com o 13º salário

Para aqueles que estão financeiramente apertados, uma dica é utilizar os recursos adicionais do 13º para liquidar essas dívidas antes que elas liquidem o seu patrimônio. Atualmente, as taxas de juros das dívidas de cartão de crédito podem chegar em até 300% ao ano. Já as taxas do cheque especial podem atingir mais de 400% ao ano. A pior decisão que você pode tomar é deixar essa dívida rolar!

 

2. Pagar as dívidas e consertar a vida financeira com o 13º salário

Se você chegou na situação de ter que usar o 13º para pagar dívidas, então é um sinal para você tomar mais cuidado com o seu orçamento familiar. Se os recursos do seu 13º forem suficientes, além de pagar as contas do final do ano, uma dica é procurar auxílio com um planejador financeiro de sua confiança. Esse profissional vai lhe ajudar a fazer um bom planejamento para bater as suas metas e objetivos, além de evitar contrair dívidas que corroem o seu patrimônio.

Caso não queira contratar um planejador financeiro, existem diversos materiais disponíveis gratuitamente na internet que podem te ajudar a montar um orçamento e a planejar a sua vida, de modo que ela esteja sincronizada com a sua renda.

Um detalhe importante que é preciso destacar, é que nosso comportamento e nosso perfil psicológico pode nos atrapalhar e nos colocar em algumas armadilhas que nos fazem perder dinheiro. O planejamento financeiro pode ajudar, mas é preciso ficar atento muito ao seu comportamento.

No começo será difícil você planejar seus gastos e controlar bem, mas com o tempo você se acostumará. É preciso persistir, que os resultados começarão a aparecer e você perceberá que consegue viver da mesma forma, porém sem precisar se endividar e sem precisar gastar dinheiro à toa.

 

Para os que estão com folga financeira: veja algumas possibilidades para investir o seu 13º salário

Para os que estão com folga é hora de traçar planos futuros e começar algum tipo de investimento. Como o TC School é uma plataforma de produção de conteúdo educativo para investidores, o foco do nosso conteúdo é o investimento financeiro.

Contudo, existem outros investimentos cujo retorno é de difícil mensuração: viagens de férias, festas com a família e amigos, comemorações e experiências de fim de ano. Afinal, nem só de trabalham vivem as pessoas.

Existe também a possibilidade de investir em educação e formação profissional, de modo que você possa buscar, cada vez mais, aumentar a sua renda e possibilitar investimentos cada vez maiores, na busca pela sua independência financeira.

 

Dicas para investidores iniciantes começarem a investir com o 13º salário

Para os que possuem um objetivo de longo prazo – aposentadoria, compra de bens ou financiamento do estudo dos filhos – o fim do ano é um tempo ideal para traçar novas metas e atualizar as metas antigas!

Neste caso, o estudo utilizando as fontes corretas sempre te ajudará a trazer bons resultados. Então, se você está começando agora, vale à pena estudar sobre investimento em ações e títulos, planejamento financeiro e metas de longo prazo.

No TradersClub, o TC School compila diversos textos gratuitos sobre investimentos e os primeiros passos para os iniciantes. Além disso, vale a pena ler os nossos textos sobre renda fixa, mercado de ações e fundos de investimentos. Nossa dica é que você inicie os estudos por lá para começar com o pé direito.

 

Dicas para os investidores iniciados

Por outro lado, se você já é um iniciado no assunto, nunca é tarde para aprender mais e melhorar as suas alocações. Uma dica é investir em livros, cursos e buscar ficar antenado no que acontece de impactante no Brasil e no mundo. No TC School, temos diversos artigos sobre matemática financeira, contabilidade financeira, análise fundamentalista e técnica.

No final, o importante é ter persistência e permanecer com capital bem investido!

 

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub