TC School / Primeiros passos

Independência financeira ou dívidas!

07/09/2020 às 5:00

TC School TC School

Para alcançar sua independência financeira, separe meia dúzia de boletos, coloque todos em formato de um monte, coloque-se no topo dele e exclame em alto e bom som “Independência ou dívidas!”. Brincadeiras à parte, aproveitando a importância simbólica do dia de hoje, que tal falarmos também de sua independência financeira? Neste dia em que se comemora a Independência do Brasil, venho aqui no TC School para dar mais alguns pitacos sobre a tão sonhada independência financeira que tantos almejam.

Neste texto, você vai encontrar:

  • O que é independência financeira?
  • Quatro passos: planejando seu futuro
  • Independência ou liberdade: entenda os conceitos

Boa leitura!

independência financeira

Leia mais textos que o ajudarão a conquistar sua independência financeira:

O que é independência financeira?

Primeiramente, cabe destacar que a independência financeira é algo que os brasileiros buscam cada vez mais. Diante das incertezas sobre o futuro e as mudanças nas regras de aposentadoria, há uma procura crescente por não depender de ninguém mais para frente.

Essa busca se resume na procura por ser, digamos, auto-sustentável. E estará respaldada em cinco pontos fundamentais:

  1. Renda atual
  2. Despesas atuais
  3. Retorno dos investimentos
  4. Horizonte temporal
  5. Despesas no futuro

São essas as variáveis que devem ser trabalhadas para que a independência financeira possa ser conquistada ao longo do tempo. Dessa forma, para atingir o objetivo, é preciso ter um planejamento financeiro bem elaborado e trabalhado com cuidado e a disciplina necessária.

Quatro passos: planejando seu futuro

Nesse planejamento para cumprir bem as variáveis, quatro passos são importantes:

  • Eliminar dívidas
  • Poupar
  • Ganhar mais
  • Investir

Eles fazem parte de um ciclo que deve ser repetido indefinidamente. Mas, fundamental observar, sem loucuras.

O primeiro passo em qualquer trabalho em busca da independência financeira passa por acabar com as dívidas existentes. Fazer um cronograma realista e efetivo para quitar o valor devido e evitar que o pagamento dos juros consuma boa parte da renda.

Na sequência, a necessidade de aumentar a poupança mensal. Poupança não como um produto, mas como um ato, um costume. Cada um dentro de suas limitações, é verdade, mas com a ciência de que é preciso fazer o dinheiro sobrar ao final do mês. Sem, por favor, privações absurdas ou exageros. Com consciência, disciplina e sabendo aproveitar os momentos da vida.

Sem dívidas e com o limite da poupança mensal atingido – para aqueles que conseguem poupar – é necessário pular para o próximo passo. Este é também um passo que deve ser antecipado nos casos de quem não consegue poupar ao final do mês: ganhar mais. Aumentar a renda pode passar por uma promoção no emprego ou por procurar rendas alternativas. Você deve fazer sua opção de acordo com sua realidade.

Na sequência, o passo final, mas não menos importante: investir. Tudo o que foi feito até aqui tem como objetivo permitir um aporte maior nos investimentos. Assim, eles devem ser realizados de maneira inteligente e programada.

Independência ou liberdade?

Seguindo os passos anteriores de maneira regular e disciplinada, atingir a independência financeira é uma questão de “quando”. Não será mais um “se”. Mas não é o fim. Resta saber qual a independência financeira que você almeja.

Normalmente, falamos da independência financeira como algo que procuramos para não mais trabalhar. A ideia é conseguir o dinheiro suficiente para colocar as pernas para cima, viajar para a fazenda ou para a praia e esquecer de todo o resto. Mas não é necessariamente esse o conceito do tema que estamos debatendo no texto.

Fonte: GauchaZH

Por fim, o conceito de independência financeira se confunde com o de liberdade financeira. Ser independente ao ponto de ser livre. Assim, isso significa ter a capacidade financeira que lhe permita quando trabalhar, como trabalhar, onde trabalhar. Nesse sentido, essa é a verdadeira independência financeira que você deve procurar.

Seja independente ao ponto de ser livre.

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub