Escolhendo a corretora certa para operar

26/02/2019 às 14:52

2 – Escolhendo a corretora certa para operar

Guillermo Parra-Bernal Guillermo Parra-Bernal

O processo para iniciar seus investimentos na bolsa é muito fácil. A rapidez vai depender do quão preparado você estiver e se sua corretora facilitar o caminho. Seja paciente e tente manter suas informações pessoais à mão.

a) Abra sua conta em uma corretora: Para operar ações na bolsa, você precisa ter uma conta em uma corretora de títulos e valores mobiliários. As corretoras, que são sociedades com autorização legal para comprar e vender papéis no mercado e cuidá-los para você, agem como uma ponte entre o investidor e o mercado de capitais – sim, aquele no qual você transaciona ações e outros instrumentos financeiros.

O processo de escolha e abertura de uma conta pode ser entediante. Muitos dos nossos usuários já o descreveram como irritante. O importante aqui é você estar preparado, para não desistir no meio do caminho.

Procure por corretoras na internet. Se você tiver uma conta em algum banco comercial, verifique se este também oferece serviços de corretagem para você. Isso é fácil: essas informações geralmente estão disponíveis no seu aplicativo de Internet Banking.

Muitas corretoras fazem esse processo online: elas pedem fotos do seu RG, seu CPF e da sua carteira de habilitação para iniciar o cadastro. Tenha sempre esses documentos perto de você durante o processo de abertura. Algumas pedem para você preencher alguns formulários, com informações sensíveis; por exemplo, se você é parente de políticos.

Não se assuste! Essas informações visam a proteger você de possíveis problemas no futuro. Identificar-se e ter todas as informações em dia é necessário para você começar seu caminho na bolsa com o pé direito.

O que levar em consideração na hora de escolher uma corretora?

Nossos contribuidores e especialistas acham que certos critérios precisam imperar na escolha da sua corretora.

O primeiro, confiança. Pesquise na internet ou com amigos que façam investimentos se a sua possível escolha tem um track record de seriedade, se é sólida e se tem sistemas de negociação seguros e fáceis de usar. Em suma, certifique-se de que se trata de uma companhia séria.

Outro aspecto importante é a reputação. Como medir a reputação? Se alguma vez a empresa se envolveu em escândalos, por exemplo. A outra é o atendimento: a qualidade do suporte e a disponibilidade fazem uma enorme diferença na hora de resolver todas suas dúvidas.

O terceiro é o custo. Quem escolhe corretora apenas pelo preço, geralmente erra. Você precisa ter confiança no atendimento, ver se o sistema que eles oferecem não cai muito e se as vantagens que seu plano oferece geram valor para você. O lucro das corretoras vem das taxas de corretagem que você paga em cima do que você compra e vende. Exija qualidade e informe-se bem a respeito dos seus direitos e deveres como cliente.

Guillermo Parra-Bernal

Guillermo Parra-Bernal

Guillermo é economista e MA em economia pela Universidad de los Andes na Colômbia. Trabalhou na Bloomberg LP por dez anos, e na Thomson Reuters por oito, sempre nas áreas de notícias, pesquisa e dados. Sua área de contribuição na plataforma será companhias e finanças, com foco forte em instituições financeiras e investment banking.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub