TC School / Opinião

Você sabe como a informalidade afeta a economia?

03/06/2020 às 11:27

TC School TC School

Por João Anderson da Silva Felix e Cássio da Nóbrega Besarria do departamento de economia da UFPB

Nesse texto, vamos explicar como a informalidade afeta a economia. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • Informalidade por gênero e nível de instrução
  • Ocupação por raça/cor
  • Modelo dinâmico de equilíbrio estocástico
  • Choque de produtividade no setor informal

Boa leitura!

Informalidade

Leia mais sobre economia:

A princípio, a importância da análise de como a informalidade afeta a economia, está ligada às distorções causadas na alocação de recursos e, consequentemente, sobre o desempenho econômico. Nesse sentido, a informalidade no Brasil prejudica o resultado de políticas públicas, afeta a competitividade da economia e promove uma diminuição da arrecadação de tributos devido a evasão fiscal.

Além disso, as atividades desempenhadas na economia informal não oferecem segurança social, como acesso a auxílio doença, licença maternidade, entre outros.

As características do setor informal brasileiro são bem marcantes. Com base nos dados do IBGE, percebe-se que:

Informalidade: Ocupação por gênero

Informalidade no Brasil

Fonte: LABIMEC – UFPB

Ocupação por raça/cor

Informalidade no Brasil

Fonte: LABIMEC – UFPB

Com base nisso, criamos um protótipo ou economia artificial com o propósito de mostrar os efeitos agregados da expansão da economia formal e da economia informal.

Modelo DSGE (ideal)

Informalidade no Brasil

Fonte: LABIMEC – UFPB

Informalidade e seu efeito na economia

Informalidade

Fonte: LABIMEC – UFPB

Além disso, os resultados mostraram que a expansão da economia formal estimula tanto o consumo formal quanto informal. As produções formal e informal também são afetadas positivamente por um choque de produtividade formal.

Choque de produtividade no setor formal

LABIMEC -UFPB

Fonte: LABIMEC – UFPB

No entanto, o crescimento da economia informal eleva apenas o consumo informal, fazendo com que o consumo formal seja afetado negativamente. Por outro lado, efeitos similares acontecem com as produções, em que, a produção informal aumenta com a presença do choque de produtividade informal, porém a produção formal diminui com a presença deste choque.

Choque de produtividade no setor informal

LABIMEC - UFPB

Fonte: LABIMEC – UFPB

A sigla LABIMEC, refere-se ao termo “Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional“. O LABIMEC, da Universidade Federal da Paraíba, foi fundado no ano de 2018 e, desde então, vem realizando pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub