25/03/2020 às 9:27

Covid-19: o sopro de racionalidade

TC School TC School

Durante os anos nefastos do comunismo, os Soviéticos costumavam repetir em tom de brincadeira: “The future is certain, it is only the past that is unpredictable” (ou melhor: o futuro é certo, somente o passado que é imprevisível). Mas o que isso tem a ver com o Covid-19 (Coronavirus)?

Me lembrei disso ao participar de diversos grupos de prevenção contra o Covid-19 e ao longo do texto você entenderá o porquê e como isso está relacionado com o pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro.

As medidas contra o Covid-19 são certas?

O debate acerca do Covid-19, que deveria analisar um leque de possibilidades, já começou com um certeza absoluta e imutável: é preciso trancafiar toda a população em suas casas.

Nunca duvidei da eficácia da quarentena, só duvidei da existência de apenas duas possibilidades:

  1. Ou todos na rua vivendo normalmente
  2. Ou todos trancados e vivendo sob a tutela do estado.

Minha tese era: quarentena seletiva e retomada das atividades econômicas com cuidados redobrados.

Expus a minha opinião, inclusive, sobre os efeitos da crise na propagação do vírus em um texto publicado aqui no TC School, no dia 23/03/2020. “Covid-19: o dia depois de amanhã” é o nome do artigo.

As minhas palavras foram solenemente ignoradas.

O engraçado é que no filme que empresta o título ao meu artigo, há um maluco que tenta avisar sobre o desastre, mas não consegue ser ouvido.

Por que as pessoas não percebem os efeitos dos problemas causados por “nossas” decisões?

A razão para isso pode ser complexa, ou bem simples.

Como sou uma pessoa com pensamento simplista e rasteiro, mesmo sobre o Covid-19, só consigo acompanhar a segunda opção: sempre que se fala em salvar a economia, a imagem que surge é a do lucro e da ganância das grandes corporações e dos grandes empresários e investidores.

 Quanto vale uma vida humana, Presidente Bolsonaro?

É isso que questionam os especialistas dos mais diversos grupos de Whatsapp sobre o pronunciamento de Bolsonaro!

Não consigo retrucar, pois, como disse, sou uma pessoa simples e desinteressante – mesmo com o Covid-19.

Compro a quentinha no restaurante da esquina pagando R$ 10,00. A atendente, que já sabe decor o meu pedido, me confessa que o restaurante não durará mais um mês.

Tenho hábitos esquisitos e costumo falar com motoboys, faxineiras, vendedores de picolés e noto que esses grandes empresários estão sofrendo. Não tem de onde tirar sua renda.

Acreditem em mim, eles não estando falando isso porque o rendimento da Bovespa caiu. Eles serão os pobres de um  futuro bem próximo.  Eles serão os vetores de perpetuação do vírus.

Talvez os funcionários do alto escalão que decidem o futuro dessa gente não saiba. Mas o nosso salário (o meu incluso), vem dos impostos pagos por essa gente sem rosto que não quer cesta básica.

Essa gente sem rosto quer apenas manter a sua dignidade e os seus empregos.

Ah, antes que eu esqueça, eles também querem colaborar com o combate ao vírus. Por fim, fiquei feliz em ouvir o pronunciamento do presidente hoje à noite.

Elegemos governantes para tomar decisões difíceis e impopulares. Para tomar decisões fáceis e jogar para torcida já temos muitos.

Por Erik Figureiredo, Professor do Departamento de Economia da UFPB.

 

Conheça os impactos do Covid-19 em empresas nos vídeos abaixo:

Fique em Casa com o TC: Análise e Valuation de Empresas no caos – o caso da VVAR3

Fique em Casa com o TC: O ambiente atual e como usar modelos quant com Femisapien

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub