Introdução à Análise Técnica - TradersClub

10/07/2019 às 11:35

Introdução à Análise Técnica

Sérgio Sanita Jr. Sérgio Sanita Jr.

O que é a Análise Técnica?

Desde a antiguidade, com a expansão das atividades comerciais, surgiu a necessidade da marcação regular dos preços, com o objetivo de determinar o sentimento do mercado.

Com o acompanhamento periódico e metódico dos preços das commodities, podiam identificar as principais carências e demandas, bem como as regiões detentoras de maior oferta e consequentemente melhores preços, mapeando spread e sazonalidade.

O que é então a AT (Análise Técnica)?

A essência da AT é o Estudo do Mercado baseado nas leis de oferta e procura;

Atualmente, com a tecnologia, cálculos matemáticos e estatísticos, plataformas tornando-se mais didática e dinâmica a análise dos mercados, porém, seus conceitos são milenares.

Há muito ceticismo (desconhecimento), junto com um tom pejorativo sobre a AT.

Muitos atribuem bons resultados à sorte, por não ser uma ciência exata, cujos conceitos podem ser comprovados de forma lógica e objetiva como teorema.

Contudo, a verdade é que o mercado é irracional, reflexo do comportamento impulsivo e emocional dos seus participantes.

Trazendo esses conceitos desde a antiguidade para os dias atuais, nada mudou.

O objetivo ainda é  compreender como os preços se movimentam e com qual intensidade tais movimentos acontecem.

Principais aspectos da AT:

Preço e Volume

Quando analisamos e estudamos um conjunto de sinais ou um movimento, queremos identificar as distorções e desiquilíbrios entre oferta e demanda existentes. E a AT é muito eficaz em nos ajudar a identificar esse desiquilíbrio.

Plataformas gráficas, que são uma ferramenta poderosa, nos permitem identificar as expectativas (senso comum), como enxergam o mercado em tempo real, bem como o impacto direto desse sentimento nos preços.

Não são as notícias de jornal, os balanços ou qualquer outro evento externo que fazem os preços oscilarem.

Por trás existem humanos gananciosos, sonhos e receios. É isso que traz volatilidade ao mercado.

As expectativas das pessoas frente aos eventos é que geram o aumento da demanda ou oferta.

Desiquilíbrio das duas forças, predomínio de uma delas ou o consenso dos investidores, fará os preços caminharem em uma direção.

Se o mercado fosse eficiente e racional, ajustando esses eventos, o mercado seria flat o tempo todo. Não haveria momentos de excitação ou pânico.

Movimentos Randômicos

Se a flutuação dos preços deriva dos desiquilíbrios entre oferta e demanda, entende-se que os movimentos não são randômicos ou aleatórios. Tem causa e origem bem definidos.

Nosso objetivo como traders é captar o melhor momento ou quando esses desequilíbrios se acentuam para tirarmos proveito da força de dado movimento.

Quando falamos de DEMANDA e OFERTA, falamos de regiões gráficas em que há maior concentração de compradores e outras regiões onde há maior concentração de vendedores: SUPORTE e RESISTÊNCIA.

Ambos os conceitos são marcações psicológicas do mercado. São pegadas que nós, compradores e vendedores, deixamos nos gráficos.

Com tantas evidências deixadas pelos investidores nos gráficos, por que não fazer uso dessas regiões para identificar pontos de inflexão de mercado?

– Retomada de um movimento;
– Esgotamento de um movimento;
– Início de um novo ciclo;

Levando em consideração os conceitos mostrados até aqui (PREÇO, VOLUME, OFERTA/DEMANDA), a AT foca essencialmente naquilo que está acontecendo agora com os preços e não onde eles deveriam estar de acordo com os modelos matemáticos.

Importante lembrar que o mercado não é lógico!

Análise Técnica x Análise Fundamentalista – Exemplo

Será que a compra por análise fundamentalista, no exemplo no slide anterior estava errada ou equivocada?

Não!

A recomendação foi dada baseada em uma análise de múltiplos da empresa, balanços, etc. onde o analista chegou à conclusão de que a empresa estava barata e valia mais do que estava sendo negociada naquele momento.

Com a AT, pode-se perder parte do movimento de alta ou baixa, mas teremos uma entrada numa região mais segura, onde a probabilidade de que os preços se movimentem é muito maior.

Temos também que ter um conceito claro de que VALOR <> PREÇO.

O fato da empresa estar barata e de que DEVERIA VALER mais do que valia naquele momento não quer dizer que os preços vão se movimentar na mesma direção.

Lembre-se de que:
1) O mercado não é lógico.
2) Se o mercado fosse eficiente e racional, ajustando esses eventos, o mercado seria flat o tempo todo. Não haveria momentos de excitação ou pânico.

Sendo assim, no exemplo citado de ABEV3, o analista de fundamentos estava correto. A empresa realmente estava barata. Mas quanto tempo os preço demoraram para romper a região de resistência? DOIS ANOS!

Assim, o grande diferencial da AT é que nós poderemos entrar tendo um timing muito mais apurado que a análise fundamentalista.

Nesse período de dois anos, o trader poderia fazer uma série de outras operações, seja na compra (LONG) ou na venda (SHORT), para multiplicar seu capital e quando finalmente ABEV3 rompeu a região de consolidação de preços, poderíamos entrar com muito mais assertividade para conseguir surfar o movimento dos preços.

A AT também é muito menos subjetiva que a AF (análise fundamentalista), pois, com a ajuda de uma série de indicadores podemos mapear a probabilidade de um movimento, seja de alta ou de baixa, se iniciar em um determinado ativo.

Concluímos então que a AT não é uma ferramenta antagonista à AF, mas sim complementar, e que auxilia e muito no timing de entrada numa operação.

Candlesticks

Existem diversos tipos de gráficos e cada investidor tem suas próprias preferências.

Você pode por exemplo, optar por gráficos temporais (Linha, Área, OHLC, Candlesticks) ou atemporais (Renko, Ponto e Figura).

Cada um destes tipos de gráfico tem suas vantagens e desvantagens, mas com toda certeza, podemos afirmar que o gráfico de Candlesticks é o que melhor representa informações ao investidor e portanto são os mais utilizados.

Os 3 elementos dos Candlesticks

1. Período: O principal conceito dos candlesticks é que cada candle representa o que ocorreu com o preço de uma ação durante um determinado período de tempo. Cada candle pode representar 1 minuto, 5 minutos, 1 hora, 1 semana, 1 mês e até mesmo 1 ano. Você é que escolhe.

2. Formato: O formato do candle por sua vez é determinado por importantes valores que o preço da ação atingiu durante este determinado período. São os preço de:

– abertura;
– fechamento;
– mínimo;
– máximo;

Estes valores dão forma aos dois elementos que compões um Candle:
– o corpo (que traz as informações de fechamento e abertura).
– a sombra (que informa os máximos e mínimos do período).

3. Cor: O terceiro elemento que compões um candlestick é a sua cor, e isso determina se o candlestick é de alta ou de baixa.

Quando o preço de fechamento está abaixo do preço de abertura, significa que o preço da ação caiu durante aquele determinado período, e o Candle será de baixa. Quando o preço de fechamento for maior que o preço de abertura, significa que o preço subiu durante aquele período e o candlestick será de alta.

Veja na figura abaixo como interpretar cada um dos três elementos do candlestick:

Candlesticks – Para se ter uma ideia

Dois cenários de queda, dois cenários de alta. Sem conhecer nada de AT , qual você acharia que tem a maior probabilidade de continuar a tendência e qual tem de reverter?

As características dos candles, associadas às regiões onde aparecem, nos passam informações valiosas com relação à intensidade, esgotamento, capacidade de superar obstáculos ou respeitá-los.

Podemos observar também que, movimentos laterais usualmente são construídos por candles menos amplos, demonstrando absoluto desinteresse dos traders em função do equilíbrio e harmonia vigente entre as forças de oferta e demanda, baixa volatilidade.

Nestas situações de consolidação é muito comum vermos sinalizações desconexas, movimentos desorganizados em função da ausência de um fluxo estabelecido, o que resulta em:

– Péssimas condições para se operar;
– Stops precoces;
– Perde-se muito tempo na operação;

 

Sérgio Sanita Jr.

Sérgio Sanita Jr.

Profissional com mais de 15 anos de experiência no ramo de Tecnologia da Informação, Sérgio é especialista em SAP principalmente nos módulos de vendas e logística. Atua como consultor na E-IT Technologies desde 2012 e em 2013 fundou a Quid IT Consultoria e Treinamentos SAP. Formado em Ciências da Computação pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, Sergio hoje é referencia no mercado de SAP.

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