26/02/2019 às 14:23

1 – Entendendo o que são ações e os seus tipos: preferenciais e ordinárias

Pedro Albuquerque Pedro Albuquerque Filho

Olá,

Vou te explicar tudo sobre um dos principais papéis negociados no mercado de capitais: as ações!

Elas representam um pequeno pedaço ou fração de uma companhia listada em bolsa. Entenda que ao adquirir ações no mercado financeiro você se torna dono de uma fatia de uma empresa em conjunto com outros acionistas (pessoas físicas ou jurídicas) que juntos são donos da totalidade do capital social de uma empresa.

É importante que o investidor saiba que cada empresa listada em bolsa é negociada através de um código, normalmente composto por 4 letras e 1 número, por exemplo: PETR4.

Além disso, existem dois tipos principais de ações que são classificadas de acordo com as vantagens e direitos conferidos ao titulares dos papeis, são elas:

A) Ações Ordinárias: A principal característica deste tipo de ação é a garantia de voto, podendo portanto o investidor influir nas mais variadas decisões da companhia ou até mesmo a garantir o controle da operação no caso de compra de 50% das ações mais uma. As ações ordinárias também entregam para os acionistas direitos especiais no caso de venda da empresa.

Ações ordinárias normalmente pagam menos dividendos que as ações preferenciais. Fique atento em casos de empresas que somente possuem ações ordinárias pois nesse caso não há prejuízo no pagamento de dividendos pois há somente uma classe de ações.

As ações ordinárias normalmente possuem menor volume de negociação em relação as preferenciais de uma mesma empresa, pois há uma grande concentração de ações na mão de poucos acionistas que detém o controle da operação.

Um dica para você identificar rapidamente uma empresa com ação ordinária no nosso mercado: no seu código de negociação além das letras o número final sempre será 3. Veja esses exemplos: BBAS3, CSNA3, PETR3, VALE3 e FLRY3.

B) Ações Preferenciais: Esta classe de ações possui a preferência na distribuição de dividendos além de normalmente conferir o pagamento de maiores quantias em relação aos detentores de ações ordinárias.

Outra vantagem importante das ações preferenciais é que na maioria dos casos são negociadas com um volume de negociação maior, possibilitando ao investidor uma facilidade muito maior de entrada ou saída de posição na empresa.

Há também a preferência no reembolso do capital no caso da liquidação da sociedade, fato que raramente ocorre com empresas listas mas que obviamente não pode ser descartado.
Você irá facilmente identificar ações preferenciais também através dos códigos de negociação das empresas que neste caso terminarão com o número 4. Exemplo de ações preferenciais: PETR4, PCAR4, GGBR4 e BRAP4.

Por fim, você precisa saber que algumas empresas possuem negociação de ativos compostos, mais conhecido como UNITS.

Essa composição pode ser de ações preferenciais, ordinárias e/ou bônus de subscrição.

Dentro deste pacote, as UNITS podem representam as mais variadas proporções, com exemplo uma UNIT equivalente a 1 ação ON e 3 ações PN.

Para você identificar quais empresas são negociadas sob a forma de UNIT é fácil e feito da mesma forma das classes anteriores: é só olhar o código de negociação! UNITS sempre terminam com o número 11. Exemplos: ENGI11, SANB11 e TIET11.

Pedro Albuquerque

Pedro Albuquerque Filho

CEO do TradersClub

Sócio fundador e CEO do TradersClub, também fundou a TEx Tecnologia, pioneira e líder em SaaS para o mercado segurador brasileiro. Atua há 11 anos no mercado brasileiro, com vasta experiência em investimentos na América Latina, América do Norte e Europa.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub