26/02/2019 às 14:39

5 – Entenda como funciona a divulgação de resultados e teleconferências das empresas

Pedro Albuquerque Pedro Albuquerque Filho

Parte extremamente importante na vida dos investidores é o acompanhamento da evolução dos resultados das empresas. Os balanços financeiros são divulgados trimestralmente e o investidor pode localizar as demonstrações financeiras nos sites da CVM (veja aqui), da B3 ou se preferir no próprio site das empresas na seção de relação com investidores.

A grande maioria das empresas, em conjunto com o arquivamento dos balanços financeiros junto ao órgão regulador, divulgam também um press-release financeiro. Este documento não é obrigatório, porém é visto com uma boa prática das empresas no tratamento da relação com seus acionistas minoritários tendo como finalidade facilitar a vida dos mesmos, mostrando os dados e métricas de forma prática, poupando assim um precioso tempo do investidor.

Importante notar que por não ser obrigatório, não há um padrão a ser seguido nos press-releases econômicos, sendo portanto existente uma grande diferença na quantidade e qualidade de informações divulgadas entre cada uma das empresas.

Ao ler um release econômico, apesar de ser uma peça importante na comunicação da empresa com seus acionistas, você deverá prestar atenção na qualidade da informação do documento. Empresas com ótima gestão e boa governança corporativa mostram dados financeiros com transparência nos releases econômicos seja qual for o resultado do balanço.

Exemplo de balanço financeiro protocolado na CVM da Companhia Siderúrgica Nacional – CSNA3:

Mercado de Ações - TC School

Se fosse para o investidor escolher apenas um documento para analisar, o balanço protocolado no órgão regulador é obviamente o recomendado pois além da árvore completa com os resultados da empresa o investidor tem acesso também as notas explicativas que explicam nuances importantes da operação de cada empresa que muitas vezes não são comentadas pelos diretores das mesmas.

Agora veja um exemplo de um release financeiro da mesma empresa:

Mercado de Ações - TC School

A apresentação dos números é feita de forma fácil e as principais métricas financeiras são calculadas para o investidor. Se você está começando agora a destrinchar os números de empresas listadas lendo os seus releases, coloque em mente a importância de ler também os ITRs e DFPs já mencionados que são protocolados na CVM pois existe um número não desprezível de empresas que optam por não dar destaque nos releases a dados ruins, inclusive as vezes omitindo tais números. O investidor deve estar sempre em alerta e a melhor receita para não cair nestas armadilhas é ler por completo os balanços oficiais protocolados na CVM assim como suas notas explicativas.

As teleconferências de resultados

Outra poderosa arma para que o investidor tire suas dúvidas e consiga informações adicionais que não foram divulgadas no release econômico são as teleconferências de resultados.

A grande maioria das empresas realiza teleconferência após a divulgação dos seus resultados, porém como não é obrigatória, empresas pequenas podem não realizar as mesmas.

Qualquer investidor pode participar das teleconferências sendo inclusive possível que se faça perguntas aos diretores das empresas quando o tempo de perguntas e respostas é aberto após o final da apresentação dos resultados pelos seus diretores.

Não se furte de tirar as suas dúvidas, não importando se você é um investidor pequeno, as empresas atendem os acionistas sem qualquer distinção das conferência e essa pode ser uma oportunidade para você descobrir uma informação ou tirar uma dúvida importante.

Pedro Albuquerque

Pedro Albuquerque Filho

CEO do TradersClub

Sócio fundador e CEO do TradersClub, também fundou a TEx Tecnologia, pioneira e líder em SaaS para o mercado segurador brasileiro. Atua há 11 anos no mercado brasileiro, com vasta experiência em investimentos na América Latina, América do Norte e Europa.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub