03/04/2019 às 14:31

8 – Dicas de como investir na bolsa

Pedro Albuquerque Pedro Albuquerque Filho

Investir na bolsa sempre foi visto como uma coisa feita para poucos. Isso não é necessariamente verdade. No entanto, é fato que para conseguir proteger seu capital e valorizá-lo, comprar e vender ações vai demandar muito conhecimento, estudo, cautela e sangue frio.

Nos últimos anos, vivemos no Brasil muitos ciclos econômicos nos quais a bolsa de valores sofreu altos e baixos. Ao mesmo tempo, vimos a chegada do home broker, de casas de análises independentes e de comunidades como o TC oferecendo ajuda para você investir. Isso é bom porque permite que você escolha o investimento que mais se aproxima do seu perfil, o que não exclui a necessidade de conhecer muito bem os riscos envolvidos.

Para fazer seu dinheiro crescer com as ações, você precisa ser racional, não ter medo ou ficar eufórico. Essas habilidades só virão com muito estudo e muita dedicação. É por isso que estamos aqui.

Primeiro: evite comportamentos extremos. Pessoas mais arrojadas acabam se deslumbrando com a possibilidade de altos ganhos e se esquecem de ir com calma. Outras ficam com um pé atrás e se afastam, sem antes ter aprendido sobre investimentos. Quanto mais racional você for, mais fácil será para acertar em momentos tensos.

Segundo: controle seus gastos e desenhe um orçamento de investimentos. Disciplina com seu bolso vai ser útil nos dias em que o mercado estiver ruim.

Terceiro: aprenda alguns conceitos básicos! Saiba que a liquidez de um papel define quão fácil será para você se desfazer dele. Pesquise sobre o risco dos seus investimentos, ou seja, a probabilidade de você perder parte ou todo o seu capital. Entenda que os preços na bolsa mudam o tempo inteiro. Saiba que você pode não receber seu dinheiro de volta por algum evento inesperado, como a falência da empresa em que você investiu. Pense em como você agiria em uma situação dessas.

E, por último, se você se interessou pelo mercado de ações, há duas formas básicas de investir na bolsa:

– A primeira é por meio de um fundo de investimento: neste caso, você não compra nem vende diretamente as ações. A instituição financeira será responsável pelo fundo. Um gestor credenciado escolherá as ações deste fundo e você pagará a ele uma taxa pelo serviço.

– A segunda é comprando e vendendo ações diretamente por meio de uma corretora: neste caso você decide o quê, quando e como operar. Você pagará uma taxa para a corretora que intermediou a operação.

Compare as taxas e ajuste-as ao seu orçamento. No curto prazo, essas tarifas parecem insignificantes, mas no longo prazo não são.

Pedro Albuquerque

Pedro Albuquerque Filho

CEO do TradersClub

Sócio fundador e CEO do TradersClub, também fundou a TEx Tecnologia, pioneira e líder em SaaS para o mercado segurador brasileiro. Atua há 11 anos no mercado brasileiro, com vasta experiência em investimentos na América Latina, América do Norte e Europa.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub