03/04/2019 às 14:11

7 – Como acontecem as negociações de ações na bolsa?

Guillermo Parra-Bernal Guillermo Parra-Bernal

Olá, pessoal! Vou explicar para vocês como as ações são negociadas na bolsa.

 

As pessoas físicas e os investidores institucionais negociam ações, ou seja, compram e vendem esses títulos, na Bolsa de Valores. Se você quiser comprar ou vender ações, primeiro precisa se cadastrar em uma corretora – que é uma instituição autorizada a comprar ou vender ações no mercado para os seus clientes. Só assim você poderá emitir ordens de compra ou venda, já que a corretora executará essas ordens.

 

Mas nada disso é de graça. Cada ordem de compra ou venda tem um custo, que é conhecido como taxa de corretagem e varia conforme a corretora e o tamanho da operação. Você pode pagar uma taxa fixa de corretagem ou um percentual sobre o valor financeiro da operação.

 

As corretoras também cobram um preço para guardar essas ações, que é conhecido como taxa de custódia, e que varia conforme a corretora e o volume de ações.

 

Quase todas as corretoras oferecem para seus clientes um serviço pelo qual estes podem fazer diretamente suas compras e vendas de forma intermediada. Esse sistema é o chamado home broker, que possibilita a negociação de ações e outros instrumentos financeiros diretamente por meio da internet.

 

Antigamente, comprar e vender ações era bem mais complicado, já que era preciso fazer as ordens na corretora com um telefonema. Com a chegada do home broker, a coisa ficou mais fácil.

 

A liquidez da ação que você possui determina a facilidade com a qual você poderá se desfazer dela. Se a ação que você possui é uma “Blue Chip”, ela tem muita liquidez e pode ser comprada ou vendida com muita facilidade. Já as chamadas ações de médio e pequeno porte, ou “Small Caps” têm liquidez menor, são menos conhecidas ou estão em setores menos atrativos e mais arriscados.

Guillermo Parra-Bernal

Guillermo Parra-Bernal

Guillermo é economista e MA em economia pela Universidad de los Andes na Colômbia. Trabalhou na Bloomberg LP por dez anos, e na Thomson Reuters por oito, sempre nas áreas de notícias, pesquisa e dados. Sua área de contribuição na plataforma será companhias e finanças, com foco forte em instituições financeiras e investment banking.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub