TC School / Livros

Resenha de livro: The Elements of Investing

28/08/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, irei fazer uma resenha de um dos melhores livros sobre investimentos em geral: The Elements of Investing, escrito por Burton Malkiel e Charles Ellis. Para facilitar o entendimento, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • The Elements of Investing: conheça a estrutura do livro
  • O caminho correto: poupar antes de investir
  • The Elements of Investing: vale a pena tentar bater o mercado?
  • Reflexão: qual a estratégia vencedora?

Boa leitura!

Ilustração da capa do livro The Elements of Investing

Leia mais resenhas de livros

The Elements of investing: conheça a estrutura do livro

Disclaimer: não sou analista de investimentos, as opiniões expostas aqui não caracterizam recomendação de compra ou venda de ações. Entretanto, felizmente não é necessário ser um analista de livros para fazer recomendações, posso deixar a mensagem para todos: recomendo bastante a leitura dessa obra, independentemente de onde você se encontra na escala de conhecimento sobre o mercado.

The Elements of Investing é um livro que se propõe a guiar o investidor desde o primórdio, ensinando-o a poupar, até a fase do investimento de fato, oferecendo reflexões sobre o processo de alocação de ativos.

Um dos motivos para considerar esse livro um dos melhores disponíveis em finanças é a sua estrutura. Além de ser um livro pequeno, é extremamente informativo, com os autores trazendo pesquisas sobre finanças para embasar seus argumentos. A obra contém um pouco mais de 150 páginas, divididas em seis capítulos, tornando a leitura rápida

  • Save (Poupe)
  • Index (Indexe)
  • Diversify (Diversifique)
  • Avoid Blunders (Fuja dos erros graves)
  • Keep it Simple (Mantenha simples)
  • Timeless Lessons for Troubled Times (Lições atemporais para momentos turbulentos)

Dessa forma, o maior pecado do livro é o fato de ser em inglês e não existir tradução disponível, criando uma barreira linguística significativa. Entretanto, cabe destacar que o inglês utilizado pelos autores é acessível, vale a pena o desafio de ler em inglês caso você não seja acostumado. Certamente se esse livro fosse traduzido a educação financeira do Brasil iria ganhar um grande reforço.

O caminho correto: poupar antes de investir

Nesse sentido, é possível observar que o primeiro passo para investir é construindo sua poupança. Apesar da palavra poupança ter uma conotação negativa no Brasil, já que muitas vezes é confundida com o investimento na caderneta de poupança, a construção dessa é essencial para investir.

Assim, o livro oferece uma série de dicas simples que te ajudam a economizar dinheiro, além de enfatizar a importância do tempo. Logo, quanto antes você começar melhor. Por isso, se você ainda não investe, o melhor momento para começar a investir sempre é agora!

Regra do 72

Em seguida, os autores apresentam uma regra simples e muito útil, conhecida como regra do 72. O objetivo dessa regra é apresentar de maneira simplificada os cálculos envolvendo a duplicação do investimento inicial; a fórmula é a seguinte:

Fórmula da taxa necessária em porcento é igual a 72 dividido pelo número de anos

Assim, se eu desejo dobrar meu patrimônio em 5 anos, qual a taxa de retorno eu preciso? A resposta, calculada por meio da regra do 72 é 14,4 (72/5 = 14,4).

Porém, é possível notar que essa regra não fornece o número exato. É possível perceber que um investimento de R$ 100 valorizando 14,4% ao ano ao final de 5 anos estará valendo R$ 195,94.

Cálculo de 1 mais 14 porcento elevado a quinta potência vezes 100 é igual a 195,94

Mesmo diante das limitações, isso não invalida a regra, pois o objetivo é oferecer um cálculo simplificado de qual a taxa de retorno que o investidor deve perseguir para dobrar seu patrimônio. Quanto maior o prazo (10 anos, 20 anos) mais próxima da taxa verdadeira é a regra.

The Elements of Investing: vale a pena tentar bater o mercado?

Após ensinar a importância de poupar, oferecendo dicas para ajudar o leitor a obter seu controle financeiro, os autores começam a parte de investimentos efetivamente.

Malkiel e Ellis defendem que os investidores simplesmente deveriam “comprar a sabedoria do mercado” por meio de fundos de índice de baixo custo, os famosos ETFs. Para embasar sua ideia, eles fazem uso de diversas pesquisas envolvendo a eficiência do mercado e de dados disponíveis, como o da tabela abaixo.

Porcentagem de fundos mútuos ativamente administrados superados pelo índice SP & 500

Assim, a partir dos dados acima, é possível inferir que mais de dois terços dos fundos mútuos ativos são superados pelo investimento passivo em uma janela temporal de 20 anos.

Um dos estudos citados no livro, mais especificamente o conduzido por Phillip Tetlock, analisou 82.000 previsões ao longo de 25 anos de pessoas consideradas experts no mercado. Os resultados foram que as previsões dos experts raramente superaram palpites aleatórios, além de observar uma interessante relação: quanto mais famoso é o expert, menos precisa tendem a ser suas previsões

De acordo com os autores, você pode salvar tempo, ansiedade e dinheiro ao ignorar todas as previsões do mercado e simplesmente investir em um fundo passivo.

Gestão ativa e o princípio KISS

Apesar dos autores defenderem a estratégia de investimento passivo low-cost, ou seja, por meio dos ETFs no caso brasileiro, alguns fundos conseguem sim bater o mercado consistentemente. Até o próprio investidor individual pode superar o mercado através de muito estudo, então por que esse amor com os fundos passivos?

Para responder essa pergunta, precisamos lembrar do conceito de custo de oportunidade. Se você gasta seu tempo estudando o mercado, seja procurando a melhor ação, ou melhor fundo, esse tempo poderia ser empregado para outras coisas, por exemplo para uma pós graduação. A pós graduação por sua vez poderia levar a uma promoção no emprego, o que aumenta os salários e consequentemente os aportes.

Além da questão financeira, existem pessoas que não querem ficar analisando o mercado boa parte do seu dia e ainda sim desejam investir. São para essas pessoas, apesar dos autores recomendarem para todos, que o investimento passivo é ideal.

Achar o melhor fundo ou a melhor ação pode custar muito tempo, ao investir em fundos passivos você estará adotando o princípio KISS (Keep It Simple, Sweetheart), tão defendido pelos autores.

Reflexão: qual a estratégia vencedora?

Por fim, gostaria de deixar um trecho do livro que sintetiza bastante a ideia que os autores querem transmitir.

“The investors who will lose are those who chase after current hot stock or the recently best mutual fund and then panic and sell out at times of adversity. The long-term winners will be those who control the one thing they can control – their investment costs- and have fortitude to tolerate short-term volatility and stay the course in following a sensible long-run investment program.”

Apesar de tentar trazer o máximo possível do livro nesta resenha, existem muitos tópicos interessantíssimos que são debatidos no livro e ficaram de fora desse texto como: Dollar-Cost Averaging, a história do Sr. Mercado de Graham, diversificação por classe, geografia, tempo e vários outros tópicos.

Também é ideal a leitura de outras resenhas sobre esse livro, como a escrita pelo Professor Felipe Pontes, disponível neste link. Por fim, espero despertar a curiosidade dos leitores para ler essa grande obra em conteúdo, mas pequena no tamanho, de Malkiel e Ellis.

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub