TC School / Livros

Resenha de livro: Rápido e devagar

14/08/2020 às 15:00

TC School TC School

Para a resenha de hoje, o livro escolhido foi a grande obra de Daniel Kahneman, Rápido e devagar: duas formas de pensar. Para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Overview: uma visão geral da obra
  • O autor: conheça Daniel Kahneman
  • O livro Rápido e devagar: duas formas de pensar
  • Reflexão: por que interessados em finanças deveriam fazer essa leitura?

Boa leitura!

Leia mais resenhas de livros:

Overview: visão geral da obra

Primeiramente, é preciso destacar que no livro Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman, o autor discute o funcionamento da mente humana para tomar decisões, em especial sobre os sistemas de processamento de informação. Com isso, são apresentadas discussões, com base na perspectiva de que parte das decisões são tomadas de forma rápida, carregando consigo intuição e emoção, e outras na qual o processamento é mais reflexivo e lógico. Nesse sentido, o ponto central do livro é demonstrar como o comportamento pode moldar as decisões por meio de impressões intuitivas e limitações de racionalidade. Este livro recebeu o prêmio National Academy of Sciences Best Book Award, cujo critério é reconhecer produções que ajudam as pessoas a compreender tópicos científicos.

O autor: conheça Daniel Kahneman

Kahneman é um professor e pesquisador na área de psicologia e dos aspectos comportamentais que influenciam a economia. Sendo reconhecido como um dos psicólogos mais influentes do mundo. Em 2002, ele recebeu o Prêmio Nobel por sua pesquisa integrativa entre aspectos psicológicos e a teoria econômica.

Além do Nobel, outros prêmios de reconhecimento por suas contribuições são:

  • Por contribuições teóricas ou empíricas a pesquisa em psicologia: Distinguished Scientific Contribution Award of the American Psychological Association (1982)
  • Realizações notáveis à psicologia: Warren Medal of the Society of Experimental Psychologists (1995)
  • Contribuições significativas incorporando e integrando múltiplas perspectivas: Hilgard Award for Career Contributions to General Psychology (1995)
  • Reconhecimento por grandes ideias compreensíveis não apenas para acadêmicos: Grawemeyer Prize (2002)
  • Contribuições sustentáveis, notáveis e incomuns para a história da psicologia ao longo de suas carreiras: Lifetime Contribution Award of the American Psychological Association (2007)
  • Reconhecimento civil pelas contribuições: Presidential Medal of Freedom (2013)

Veja mais informações sobre o autor.

O livro Rápido e devagar: duas formas de pensar

O processamento cognitivo das informações é complexo. Assim, o livro Rápido e Devagar, lançado em 2011 e best seller no mesmo ano, discute como os indivíduos tomam decisões no seu dia-a-dia, seja nos negócios ou as suas decisões pessoais. Notoriamente, o livro é produto da sua experiencia com a pesquisa, possuindo fundamentação explícita das suas descobertas enquanto pesquisador, ou de outros pesquisadores.

Estrutura do livro

A obra está estruturada em cinco partes após uma breve introdução sobre o que esperar do livro. Dessa forma, o autor expõe que grande parte do conteúdo do livro é sobre vieses de intuição. Entretanto, não exclusivamente para expor a sua pesquisa, e sim para discutir como a mente funciona para processar as informações.

Em cada uma das partes, o autor busca fazer uma reflexão sobre um aspecto comportamental distinto e a sua relação com outros aspectos, sejam mais científicos ou cotidianos.

Assuntos abordados ao longo da obra

Inicialmente, o livro dedica-se a explicar o funcionamento dos sistemas de processamento da informação, e em que situações há uma tendência maior das decisões serem tomadas por cada um deles, ou ainda quando as decisões são deliberadamente falhas em relação ao objetivo. Adiante, são apresentados como as percepções influenciam as decisões, e como as heurísticas de julgamento funcionam e estão presentes na vida cotidiana.

Logo na metade do livro, Kahmenan discute tópicos cuja presença ao pensar em investimentos é óbvia: a influência do excesso de confiança nas decisões, ilusão de validade e a incapacidade de admitir e lidar com a ignorância e incerteza, e como as pessoas superestimam a ocorrência do acaso.

Estas discussões são feitas conjuntamente com o debate sobre as limitações de racionalidade. Neste ponto, situações cotidianas influenciadas por questões implícitas são desvendadas quanto a sua natureza de ocorrência. São discutidas questões sobre como a influência de opções, características ou informações irrelevantes para o problema são processados.

Por fim, o autor traz reflexões sobre como as pessoas podem lidar com suas limitações de racionalidade, o que pode ser feito para melhorar, tanto em termos pessoas como de políticas públicas. Apresenta evidencias sobre como a pesquisa comportamental já contribuiu em diversas frentes para as políticas públicas, em especial relacionado as finanças, como o Save More Tomorrow proposta por Shlomo Benartzi e Richard Thaler.

Reflexão: por que interessados em finanças deveriam fazer essa leitura?

Nesse sentido, da mesma forma como outros livros cujas resenhas estão disponíveis aqui mesmo na plataforma, Rápido e Devagar não é um livro que ensina passo-a-passo como se deve investir. Entretanto, discute como várias armadilhas inerentes ao investimento estão presentes no dia-a-dia. Para quem já investe, é possível que pelo menos duas delas já tenham feito parte de algum momento: a aversão à perda e o excesso de confiança.

Ao entender como a mente humana lida com essas situações na prática, podemos tentar evitá-las ou mitigar os seus efeitos sobre como pensamos ou agimos. A importância de entender como os indivíduos tomam as suas decisões tem sido tópico direcionador até mesmo para as pesquisas de desenvolvimento para Inteligência Artificial.

Kahneman é conhecido por discutir, nas suas palavras: “Por que tomamos decisões ruins sobre dinheiro e o que podemos fazer a respeito?”. Com suas explicações com exemplificações relativamente simples, ele tem se dedicado a desvendar como as individualidades de sentimentos, pensamentos e circunstancias pessoais, são onipresentes e influenciam as decisões. Numa participação mais recente, Kahneman disse “Ninguém nunca tomou uma decisão por causa de um número, eles precisam de uma história”.

José Mauro Madeiros Velôso Soares
José Mauro Madeiros Velôso Soares
Professor de Contabilidade, Contador e Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub