TC School / Livros

Resenha de livro: o jeito Peter Lynch de investir

24/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Nesta resenha, o livro em questão é a grande obra do famoso gestor do fundo Fidelity Magellan, Peter Lynch. Para facilitar a leitura, dividimos o texto nos seguintes tópicos:

  • A abordagem de Lynch: por que vale a pena ler esse livro?
  • Fundos de investimento: vale a pena investir?
  • Estrutura da obra

Aproveite a leitura!

Peter Lynch

Leia mais resenhas de livros:

Estrutura da obra: O jeito Peter Lynch de investir

O jeito Peter Lynch de investir é dividido em três partes bem definidas:

  1. Preparando-se para investir“: os autores mostram como você deve se avaliar quanto selecionador de ações, analisar concorrência das empresas, examinar as necessidades financeiras delas e montar o seu processo de seleção, bem como universo de cobertura.
  2.  Selecionando vencedores“: Mostram o que procurar e o que evitar em uma empresa.
  3. A visão de longo prazo“: expõem como montar um portfólio, como monitorar as empresas do universo de cobertura e quando comprar/vender suas ações.

Dessa forma, toda a trajetória da obra é conduzida de forma leve, o que a torna muito didática sem ser superficial. É um livro para ler com um marca texto ao lado, pois tem muitos insigths e observações inteligentes para destaque. Por isso, considero a leitura essencial para quem investe ou pelo menos considera a possibilidade de um dia investir em ações.

A abordagem de Peter Lynch: por que vale a pena ler este livro?

Quando se trata de mercado financeiro, parece que quanto mais formal e técnica é a literatura, mais ela é valorizada pelos seus integrantes – ditos especialistas. Todavia, muitas vezes isso distancia o investidor iniciante do conteúdo que poderia ser educacional, e que poderia levar a transformações cognitivas positivas.

Primeiramente, é importante pontuar que O jeito Peter Lynch de investir é um livro que sai desse padrão. Na maior parte do tempo você tem a sensação de que está conversando e tomando um café com os autores. Assim, a maneira com a qual Lynch e Rothchild abordam temas que em outras circunstâncias te fariam bocejar, é descontraída, irônica e por vezes até engraçada.

O livro nos mostra as principais características que Peter Lynch, ex gestor do Fidelity Magellan Fund (esteve à frente dele de 1977 a 1990 com o retorno médio anual de 29%) olha antes, durante e depois de escolher as ações do seu portfólio.

Logo na introdução, já são expostas as vantagens que um investidor amador tem em relação ao profissional do mercado. Dessa forma, entrar ou sair de uma posição com pouca liquidez; o fato de ter melhor acesso às lojas, atendimento e informações do dia a dia da empresa, são vantagens que devem ser levadas em consideração.

“Vinte anos nesse negócio me convenceram de que qualquer pessoa normal, utilizando os convencionais 3% do cérebro, pode escolher suas ações tão bem quanto – se não melhor – um especialista de Wall Street.”

Fundos de investimento: vale a pena investir?

Ele também deixa claro que não há problemas em investir em fundos, sobretudo para quem não tem tempo de acompanhar o mercado. Entretanto, se você se propõe a investir por conta própria, não tente copiar os gestores, pois:

  • O gestor pode estar errado;
  • Você nunca sabe a hora que ele vai resolver vender as ações;
  • Você possui melhores fontes de informações, podendo monitorá-las no cotidiano.

Assim, Lynch se tornou especialista em procurar e carregar ações de empresas que multiplicavam seu investimento inicial por 10, cunhando o termo de tenbagger. Ele cita vários desses exemplos na obra. A sua primeira fivebagger o ajudou a pagar as mensalidades da faculdade.

Resenha escrita por Bella Grana educação financeira.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub