TC School / Livros

Resenha de livro: iludidos pelo acaso

03/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Antes de começar a resenha do livro Iludido pelo acaso, precisamos falar um pouco sobre a experiência que é ler os livros de Taleb. É necessário entender como funciona a cabeça deste, que para mim é uma das maiores e mais controversas figuras do mercado. Resumindo Taleb em poucas palavras seria: Ame ou Odeie. Não tem como ter um meio termo sobre ele, sou um grande fã de suas obras e pauto bastante das minhas opiniões baseadas nele.

O livro Iludidos pelo acaso é o início da obra “Incerto” em que Taleb escreveu mais 4 livros fazendo disso como ele próprio chama, um ensaio. Nesse sentido, a obra Incerto é composta dos seguintes livros:

  1. Iludidos pelo acaso
  2. A lógica do cisne negro
  3. The bed of procrustes (não tem traduzido)
  4. Antifragil
  5. Arriscando a própria pele

iludido pelo acaso

Leia mais resenhas de livros:

Iludido pelo acaso

A princípio, podemos definir o livro como uma eterna briga entre as probabilidades do acaso e as nossas chances de sermos afetados por ela. Dessa forma, logo no prefácio Taleb diz: “Já que não consigo deixar de ser um joguete nas mãos do acaso, o que posso fazer é confinar a aleatoriedade a um lugar que me traga alguma satisfação estética.

Os livros de Taleb são em sua essência pensamentos que o próprio tem sobre o cotidiano e sobre a vida que levamos. São comentados casos de nossas vidas em que a aleatoriedade acontece e nada podemos fazer.

Destacarei aqui algumas passagens do livro que faz muito sentido para nós que trabalhamos no mercado financeiro. Para quem gosta de economia comportamental (esse livro inclusive é citado por Daniel Kahneman em alguns estudos dele). Taleb diz que passou boa parte da sua vida adulta numa briga feroz entre o cérebro (que não é iludido pelo acaso) e suas emoções (que são completamente iludidas).

O primeiro capítulo do livro, faz referência a dois tipos de traders, aquele mais conservador e o mais arrojado. Nele compara Nero (conservador) a John (arriscado), até que a justiça (tempo e acaso) façam tudo o que deve ser feito (se você for inteligente o bastante não preciso dizer qual terá sucesso).

Por que ler este livro?

Taleb, assim como muitas pessoas, não é muito chegado ao jornalismo. Em um trecho ele comenta que o jornalismo é hoje uma das maiores pragas que existem, pois, nossa mente está sendo cada vez mais treinada para pensar de uma forma simples. Todavia, deveríamos de trabalhar nossa mente. Além disso, vários outros conceitos no livro são apresentados como por exemplo a Máquina de Monte Carlo, viés do sobrevivente, separar algumas coisas que são sinais e outras que são ruídos, teste de Turing e muitos outros que não entrarei em detalhes.

Recomendo fortemente a leitura desse livro. Por uma experiência pessoal, procurava o mesmo desde 2011 para comprar (a antiga editora não fazia mais reimpressões) e anos atrás o exemplar era vendido por mais de R$400 reais em alguns sites.

Por último, entender a leitura do Taleb é complicada ao desavisado. Requer muita paciência e interpretação de texto. Além disso, você deve ter uma certa distância da realidade em que vivemos, pois como o libanês não tem papas na língua, muitas coisas que ele diz soam como preconceito nos dias atuais.

Para encerrar essa resenha que já ficou longa demais, vou deixar aqui o trecho primordial do livro em minha opinião: “quanto mais tempo você ficar olhando o home broker da sua corretora e ficar agindo, menor sua probabilidade de ganhar dinheiro.”

Resenha escrita por Igor Oliveira, economista trabalha com educação financeira desde 2013 passando por grandes portais econômicos e é um leitor contumaz.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub