26/06/2020 às 16:00

Quero ser Eufrásia (Mariana Ribeiro)

TC School TC School

Neste texto, falarei sobre o livro quero ser eufrásia, escrito pela Mariana Ribeiro. Comentarei sobre os pontos mais relevantes presentes no livro:

  • Quero ser Eufrásia – o livro que toda mulher investidora precisa ler
  • Lição de Eufrásia para as investidoras

Boa leitura!

Quero ser Eufrásia

Leia mais resenhas de livros:

O livro que toda mulher investidora precisa ler

Em quero ser eufrásia, a autora conta, com riqueza de detalhes, a trajetória da primeira mulher brasileira investidora, a Eufrásia Teixeira Leite!

A pesquisa da Mariana revelou que, em 1890, Eufrásia já operava nas principais Bolsas de Valores do mundo: Londres, Paris e Nova Iorque.

Como vocês podem imaginar, não era tão simples como nos dias atuais, pois as mulheres não eram consideradas capazes de gerir seu patrimônio. Você sabia que aqui no Brasil até 1962 as mulheres não podiam ter uma conta num banco, não tinham CPF e falar sobre dinheiro era coisa de homem? Pois é, mas Eufrásia não se conformou com os padrões da sociedade patriarcal do seu tempo.

Na época em que as mulheres não tinham permissão nem para votar, Eufrásia tornou-se financeiramente independente, por mérito do seu próprio trabalho e do seu espírito empreendedor.

No livro, descobrimos que ela precisava de um intermediário para realizar as negociações em Bolsa. Ela morava em Paris e lá, por exemplo, as mulheres só podiam ficar na galeria, no segundo andar do prédio da Bolsa.

Assim, comunicação da Bolsa de Valores era feita através de um telégrafo e continha os preços dos ativos, as quantidades de compra e de venda, as ofertas, os negócios executados. Dadas as devidas proporções, o telégrafo era o home broker daquele tempo.

E olha que fato curioso: no Brasil, Eufrásia tinha ações da Antártica e da Brahma. Trazendo para os dias atuais, ela teria ABEV3 na carteira de investimentos. Ela é das minhas!

Lição de Eufrásia para nós investidoras

Além disso, Mariana também explicou como foi difícil realizar a sua pesquisa. Ao se debruçar nos livros e manuscritos antigos para trazer com fidelidade os passos que Eufrásia percorreu, Mariana adoeceu e teve problemas de ordem respiratória. Mas, graças a Deus se recuperou e pôde concluir a investigação.

Por fim, a leitura é essencial para nós, mulheres investidoras, pois precisamos conhecer a história da precursora da atividade. É uma baita fonte de inspiração.

Acima de tudo, Eufrásia ignorou todos os preconceitos da sociedade, as barreiras e ousou buscar os seus sonhos até alcançá-los.

Eu também quero ser Eufrásia! E você?

 

Caroline Daher*

Brasília, 19 de junho de 2020.

*Caroline Daher é idealizadora do Blog Mulher na Bolsa. É professora, empreendedora e investidora, com a missão de propagar a consciência financeira e conectar mais mulheres ao mundo do Mercado Financeiro.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub