TC School / Livros

Previsivelmente Irracional (Dan Ariely)

10/07/2020 às 15:00

TC School TC School

No livro Previsivelmente Irracional, de Dan Ariely, o autor discute a tomada de decisão, e como a mente humana desvia das ações plenamente racionais ao fazê-la. Com isso, são apresentadas discussões, com base na perspectiva de limitação de racionalidade, sobre como as situações do dia a dia influenciam as decisões individuais, e quais os efeitos disto.

  • O autor: quem é Dan Ariely?
  • Comportamento, consumo e investimentos: como somos previsivelmente irracionais
  • Porque investidores deveriam ler este livro: tomada de decisão e investimentos coexistem não é mesmo?

Boa leitura!

previsivelmente irracional

Leia mais resenhas de livros:

O autor

Dan Ariely é um experiente professor e pesquisador com ênfase em psicologia e economia comportamental. Ao estudar sua produção, é visível que uma de suas virtudes é descrever de forma simples e exemplificada suas descobertas para problemas do mundo real, baseadas no método científico e com sustentação teórico-metodológica. Com uma marcante história de vida e de como a pesquisa começou a fazer parte do seu cotidiano, Ariely é, sobretudo, um exemplo de superação. Veja mais informações sobre ele.

O livro “Previsivelmente Irracional”

A todo momento as pessoas tomam decisões, sob as mais amplas perspectivas possíveis. O livro Previsivelmente Irracional, lançado em fevereiro de 2008, possui uma base científica para delinear a forma como as pessoas reagem depende situacionalmente, e isso pode ser moldado. Estas pesquisas que compõem a base para o livro são disponibilizadas pelo autor em sua página.

Comportamento x consumo

A obra está estruturada em treze capítulos após uma breve introdução sobre a vida e pesquisa do autor. Inicialmente é discutido sobre como as percepções são baseadas em relatividade, demonstrando que as decisões geralmente partem de um ponto referencial e é baseada em comparação. Adiante, a ideia de oferta e demanda é refutada pela ideia de interdependência entre os fatores que compõem a decisão. Com isso, há relativa independência entre oferta e demanda, uma vez que as decisões de consumo podem ser influenciadas por questões comportamentais.

Na discussão subsequente, são abordadas e exemplificadas situações onde produtos com “custo zero” são implementados e tendem a ser adquiridos ainda que os indivíduos não necessitem deste produto. Ou ainda, como há um aumento na propensão ao consumo de algum produto reconhecidamente pior quando o preço pago por ele é tido como zero. A ideia central é que há uma preferência de consumo quando, dentro de uma proposta quando algo é considerado como gratuito. E isto ocorre em situações onde a opção gratuita é oferecida como um presente pela compra de outro, ou até mesmo em situações de detrimento de escolha quando a relação custo-benefício desta escolha é claramente pior.

Nosso comportamento é previsivelmente irracional

Além destas questões relacionadas ao consumo, Ariely fala sobre autocontrole e protelação. Assim como as pessoas tendem a fazer uma superavaliação sobre aquilo que faz ou possui. O conteúdo da obra é extenso, ao mesmo tempo em que é objetivo e de linguagem simples. Além de tudo, é apresentado como a quantidade de opções disponíveis pode desviar o foco para a tomada de decisão e realização das atividades, como as expectativas influenciam na percepção de resultado, como o preço influencia na percepção de qualidade, e como o comportamento desonesto está presente no dia-a-dia e influencia as decisões que são tomadas.

Pela proposta de sua forma de escrita, e por ser considerada introdutória as finanças comportamentais, durante todo o livro são demonstradas como os comportamentos podem ser previsíveis justamente por não ser plenamente racionais.

Porque os investidores fariam esta leitura?

Assim como outros livros cujas resenhas estão disponíveis aqui mesmo na plataforma, Previsivelmente Irracional não é um livro que ensina um passo-a-passo de como se deve agir em relação aos investimentos. Contudo, não é por acaso que é um best-seller, a discussão sobre tomada de decisão não deve ser dissociada dos investimentos. A forma como Ariely discute e exemplifica isto ao longo do livro faz ser claramente visível. O livro ajuda, de forma prática, a compreender como as decisões podem ser direcionadas por não sermos plenamente racionais, trazendo reflexões sobre o comportamento.

Uma vez que as decisões sobre consumo e investimentos são interdependentes, compreender como as decisões são direcionadas pode contribuir com uma mudança no comportamento decisório. Principalmente pois, uma vez que habituais, muitas decisões são tomadas quase que automaticamente e podem ser depreciativas às finanças. Neste texto por exemplo, demonstramos como os gastos são interdependentes e podem ser monitorados e melhorados.

Por fim, a leitura do Previsivelmente Irracional se torna um convite ao entendimento de como existem limitações de racionalidade no comportamento humano, inclusive nos investimentos, levando quem gosta do assunto a buscar outros livros e pesquisas sobre o assunto. Algumas delas do próprio Dan Ariely, autor de diversos outros bons livros baseados em sua pesquisa.

José Mauro Madeiros Velôso Soares
José Mauro Madeiros Velôso Soares
Professor de Contabilidade, Contador e Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub