20/03/2020 às 4:32

Arquitetura de Escolhas: uma armadilha para sua saúde financeira

TC School TC School

Você já ouviu falar em Arquitetura de Escolhas? Sabe como ela pode afetar a sua saúde financeira? Sabe o que significa Nudge no âmbito da educação financeira?

A Arquitetura de Escolhas é um termo amplamente explorado no Livro “Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade” escrito por Richard H. Thaler, ganhador do prêmio Nobel de Economia, e Cass R. Sunstein.

O Livro Nudge traduz de forma clara aspectos do processo cognitivo no qual as pessoas estão envolvidas em suas escolhas diárias e como um Nudge pode influenciá-los a ter melhores ou piores hábitos.

Nudge pode ser traduzido como “toque” ou um “empurrãozinho”.

Nudge, Arquitetura de Escolhas e educação financeira

Do que trata o livro Nudge?

O Livro Nudge reúne ao longo de suas páginas uma série de pesquisas e vivências por parte dos autores, desdobrando-se sobre fatores comportamentais inclusos nas finanças pessoais da população.

Ao observar o quão a sociedade está propensa a ser influenciada em seu dia a dia, fica visível que boas práticas e conhecimento de educação financeira podem salvar muitas pessoas do vermelho.

Por isso, neste texto iremos explicar sobre A Arquitetura de Escolhas que é um aspecto detalhado ao longo do livro Nudge, porém muito presente da realidade de todos.

Esse aspecto ocorre diariamente nas mais diversas situações e que podem estar fazendo você tomar decisões não pensadas.

Continua conosco para entender a ideia!

O que é a Arquitetura de Escolhas?

A Arquitetura de Escolhas nada mais é do que o caminho ou processo que existe para que as pessoas tomem decisões.

Para elucidar essa questão, perceba que arquitetar vem da ideia de planejar algo para uma possível realização.

Esse conceito transpõe-se facilmente quando estamos falando de escolhas.

Para qualquer escolha, pense que alguém arquitetou o caminho dela e, dessa forma, temos um planejamento prévio: uma arquitetura prévia.

Dentro do processo desta arquitetura, os responsáveis por fazer você tomá-la, inseriu diversos estímulos (empurrõezinhos) para que você a tomasse.

Exemplo da Arquitetura de Escolhas

Ressalvando sobre o Livro Nudge, temos o exemplo de uma nutricionista que é responsável pelo serviço de alimentação de algumas escolas.

Certo tempo em sua jornada de trabalho, a nutricionista decidiu fazer um experimento nas escolas em que trabalha para verificar se a disposição e a apresentação de alimentos iriam influenciar as escolhas do aluno.

Tendo em vista o desdobrar desse experimento e com o intuito de instigar uma melhor alimentação dos estudantes, a nutricionista notou que a forma que ela arquitetava os alimentos serviam como estímulo para a escolha do estudante.

Os testes mostraram que apenas com a reorganização do refeitório (colocar cenouras no campo de visão enquanto salgadinhos ficavam em menos destaques, por exemplo), foi possível aumentar e reduzir o consumo de alguns alimentos em cerca de 25%.

A Arquitetura de Escolhas impacta as decisões de forma geral?

Ao arquitetar uma escolha, podem existir diversos estímulos que melhorem os hábitos da população, como foi o caso do experimento da nutricionista.

Entretanto, com a capacidade de estimular as pessoas a tomarem decisões, podem surgir diversos problemas.

Imagine que em algum instante você queira comprar um automóvel mas não possui condições financeiras para adquirir imediatamente.

Dessa forma, você tem duas opções:

  • Economizar e pesquisar melhores preços; ou
  • comprar a longo prazo.

Pensando logicamente, com certeza a primeira opção é a mais desejável!

Agora imagine que ao fazer pesquisas de preços, um vendedor lhe ofereça uma oportunidade em que:

  1. os juros são baixíssimos
  2. as parcelas cabem no seu bolso
  3. você sairá da loja com o automóvel

A proposta é tentadora, então você passa seu contato para ele, mesmo sabendo que não poderá comprar.

Ao logo dos dias o vendedor entra em contato com você lhe oferecendo novas oportunidades, uma melhor que a outra, e então… o que você faz?

Cuidado com as armadilhas comportamentais!

A depender de sua disposição a ter o carro, é bem provável que você acabe comprando a longo prazo pelas propostas serem tentadores e se encaixarem perfeitamente em seu orçamento.

E é aí que está o problema bem explicado no Nudge e na Arquitetura de Escolhas!

Grande parte da população, mesmo não tendo condições financeiras de adquirir determinado bem, cai na armadilha das oportunidades que são aparentemente perfeitas para elas.

No exemplo que citamos do automóvel, existiram consecutivos estímulos para que enfim a pessoa tomasse a sua decisão.

  • Primeiro você é surpreendido com uma ótima oportunidade, isso lhe faz ficar em contato com as ofertas
  • Em seguida você possui contato diariamente com oportunidades atrativas e a cada oferta que você recebe, mais e mais você se interessa e instintivamente a sua escolha vai sendo tomada
  • No fim do processo, você poderá ter adquirido o carro e também uma dívida, pois a sua escolha foi arquitetada (ou planejada) com base em diversos incentivos (empurrãozinho/Nudge) e não observando sua inicial limitação financeira.

Conclusão: cuidado com o Nudge e com a Arquitetura de Escolhas

Abordamos aqui uma entre as milhares de formas, em que a sociedade está propensa a se endividar.

Com certeza você já caiu em uma dessas armadilhas financeiras ou conhece alguém que teve muita dor de cabeça após fazer uma compra que não podia arcar.

Sobretudo, não há uma fórmula mágica para não cair nessas ciladas e muito menos como começar a ser educado financeiramente.

É necessário o pontapé inicial e a busca pelo conhecimento e educação financeira, somente assim, a população conhecerá boas práticas financeiras e estará deixando de lado os altos índices de endividamento.

O entendimento da Educação Financeira é constante e deve ser transmitido e propagado para todos!

Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School

Assista também a este vídeo para ver como aplicar o conceito aos investimentos fraudulentos:

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub