TC School / Governança Corporativa

Formulário de referência: informações qualitativas sobre as empresas

14/07/2020 às 12:00

TC School TC School

Nesse texto, falarei sobre o formulário de referência, explicando o que é esse documento, e quais são as informações que podem ser obtidas através dele. Dessa forma, trataremos dos seguintes tópicos:

  • Conceitos – o que é o formulário de referência?
  • Quais as informações que o formulário de referência fornece?
  • Como os investidores podem utilizar essas informações na prática

Boa leitura!

formulario de referencia

O que é o formulário de referência

Antes de tudo, o formulário de referência surgiu por meio da Instrução Normativa  nº 480 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com a intenção de ser um novo modelo para divulgação de informações para as companhias abertas.

Uma das características do formulário de referência, é que seus dados são bastante qualitativos, evidenciado uma mudança no reporte das informações, visto que nos relatórios “convencionais“, a maior parte das informações são quantitativas. Nesse sentido, com a criação do formulário de referência, a CVM tem como objetivo melhorar a qualidade das informações contábeis das empresas.

Assim, após apresentar o conceito inerente ao formulário de referência, apresentaremos quais são as informações que o investidor pode obter no referido documento.

Informações contidas no formulário de referência

A partir da sua análise, o investidor poderá buscar diversas informações que podem ajudá-lo em sua análise fundamentalista e posteriormente o seu valuation.

Assim, por meio do referido formulário, o investidor poderá conseguir diversas informações acerca da empresa a qual deseja aportar recursos, como por exemplo:

  1. Fatores de Risco
  2. Gerenciamento de Riscos e Controle Interno
  3. Negócios Extraordinários
  4. Ativos Relevantes
  5. Projeções
  6. Remuneração dos Administradores
  7. Controle e Grupo Econômico
  8. Transações de Partes Relacionadas
  9. Planos de Recompra/Tesouraria

Para fins de exemplo, vou utilizar o formulário de referência da Klabin (KLBN4). Abaixo apresentarei como o investidor pode utilizar cada uma dessas informações na sua avaliação.

Análise do formulário de referência pelo investidor

Fatores de Risco

O investidor deve observar quais os fatores de risco apresentados pela companhia, pois com essas informações ele poderá precificar seu modelo de forma mais adequada. Um exemplo retirado do FR da Klabin está exposto abaixo.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Uma vez que a companhia opera com plantas, bem como está construindo uma nova planta (PUMA II), atrasos nessa obra podem aumentar os custos da companhia, e consequentemente diminuir o Lucro Bruto e outras métricas de desempenho da companhia.

Outro fator de risco exposto pela companhia é o preço da celulose, papéis e embalagens, conforme exposto abaixo.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Essa redução na atividade econômica mencionada pela empresa, pode afetar a Receita Líquida da companhia, prejudicando diversas métricas de desempenho da companhia.

Nesse sentido, é de suma importância para o investidor conhecer os fatores de riscos apresentados pela companhia, bem como tentar identificar outros fatores que por ventura a companhia não tenha apresentado em seu formulário de referência.

Gerenciamento de Risco

Nessa parte do formulário, é informado para o usuário quais são os riscos de mercado que a companhia tem, bem como a forma de atuação da companhia para gerenciar esses riscos.

Conforme apresentado abaixo, um dos riscos da companhia é o Risco de Liquidez. Sendo assim, a empresa informa como ela está preparada para cobrir possíveis impactos oriundos do risco de liquidez que possam afetá-la.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Negócios Extraordinários

É importante para o investidor observar se a companhia tem realizado algum negócio extraordinário. No caso da Klabin, não houve nenhuma aquisição relevante nos últimos três exercícios sociais.

Ativos Relevantes

Nessa parte do formulário, a empresa vai divulgar quais são seus ativos relevantes, informando a localidade, o tipo de propriedade, bem como o tipo do ativo. Como a Klabin é uma empresa do setor de papel e celulose, dentre os ativos relevantes para ela são suas plantas industriais e suas floretas plantadas, conforme a figura abaixo.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Nesse sentido, é importante conhecer os ativos que a companhia considera relevantes, uma vez que esses são os ativos que devem gerar mais valor para a empresa, bem como para o acionista.

Projeções

Quando a companhia possui projeções para os anos seguintes, ela divulga esse tipo de informação no formulário de referência. Entretanto, como a Klabin não divulga projeções para o mercado, essa parte do formulário da companhia aparece sem informações.

Porém, caso a empresa que o investidor esteja estudando divulgue é importante verificar essas projeções.

Remuneração dos Administradores

É importante para o investidor observar como os administradores são remunerados. Por meio do formulário de referência, é possível identificar as formas que a administração é remunerada, bem como identificar quanto foi esse valor, conforme a figura abaixo.

formulário de referência

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Também é possível para o investidor, observar qual é a previsão que a companhia fez de remuneração para o ano de 2020.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Essas informações são importantes, visto que com elas é possível identificar se a administração está recebendo uma remuneração condizente com as práticas do mercado, assim como avaliar se a remuneração da gestão está alinhada com os objetivos da companhia.

Para entender mais sobre remuneração de executivos, sugiro a leitura dos seguintes textos:

Controle e Grupo Econômico

Nessa parte do formulário, o investidor poderá analisar a posição acionária na companhia, bem como é feita a distribuição do capital da empresa, o organograma societário, além de verificar se a companhia possui acordo de acionistas.

Essas informações são importantes para o investidor, visto que é importante para ele conhecer quem são seus sócios, identificar a distribuição de capital da companhia e observar a existência de acordo de acionistas.

Transações de Partes Relacionadas

Por sua vez, as transações entre parte relacionadas, são muito vezes esquecidas pelos investidores, conforme exposto no texto em que falamos sobre a divulgação por parte relacionadas, é importante para o investidor saber quem são essas partes relacionadas e entender como são feitas essas transações.

No caso da Klabin, conforme a figura abaixo, a companhia possui uma transação com uma parte relacionada e no formulário de referência, será identificado o objetivo desse contrato, bem como as medidas para tratar os possíveis conflitos de interesse nessa relação.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Planos de Recompra/Tesouraria

Outra informação possível de ser extraída a partir do formulário de referência, são os planos de recompra e qual é o saldo de tesouraria que a companhia possui.

Sendo assim, conforme a figura abaixo, podemos ver qual foi o último plano de recompra de ações efetuado pela empresa, bem como sua duração e quantidade de ações previstas pelo plano de recompra.

Fonte: Formulário de referência da Klabin (2020)

Esse assunto foi tratado no texto em que explicamos as ações em tesouraria, reiterando a importância para o investidor em buscar informações de recompra de ações realizadas pela gestão.

Fechando a análise do formulário de referência

Por fim, deve-se lembrar que esse texto elencou apenas as informações que são consideradas mais importantes pelo autor. Além de tudo, lembro que existem outras informações que também podem ser extraídas a partir do formulário de referência, como a remuneração dos auditores independentes,  informações sobre o capital social, entre diversas outras.

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub