O que são fundos de investimento?

14/03/2019 às 18:46

1 – O que são fundos de investimento?

Ivan Kraiser Ivan Kraiser

Os fundos de investimento têm se tornado um polo de interesse para a pessoa física que, por um lado, deseja sair da poupança, mas está na busca por uma alternativa segura, mais diversificada e mais rentável de investimentos – sem ter que se preocupar em administrá-la.

Além de te dar acesso a diversos ativos em uma única carteira, os fundos de investimento te oferecem uma estrutura formal, com profissionais qualificados que sabem gerir os investimentos com base em vários pilares: retorno, liquidez e risco.

Antes de investir, eu vou te explicar o funcionamento de um fundo de investimento e como escolher os melhores para você.

1) O que é um fundo de investimento?

Eu o defino como um condomínio de investidores alinhados em uma mesma tese de investimento, e que são regulados pela CVM – se são gestoras – ou pela SUSEP – que supervisiona os fundos de previdência privada.

2) Como funciona o setor?

A indústria de fundos como um todo, possuía, no começo de 2019, um total de R$4,8 trilhões em ativos sob administração. Os grandes conglomerados financeiros, chamem-se bancos comerciais múltiplos, gerem 75% deste montante, sendo o restante distribuídos entre aproximadamente 560 gestores independentes, que ano após ano, vem aumentando sua fatia de mercado.

3) Como investir?

Hoje em dia, com o advento das plataformas digitais, investir em produtos de qualidade se tornou uma tarefa bastante simples e democrática. Basta escolher um fundo, e através destas plataformas você acessa diretamente produtos que, antigamente, só estariam disponíveis para grandes investidores, os chamados qualificados.

Existem também ferramentas gratuitas para que os investidores consigam comparar e analisar os melhores fundos.

4) Quais os tipos de fundos?

Vamos começar pelos mais comuns

– Renda fixa: estratégias e carteiras que investem primordialmente em títulos públicos e títulos de dívida de empresas; eles representam, no começo de 2019, perto de 43% dos ativos sob gestão da indústria.

– Ações: os fundos de ações são destinados a investidores que buscam uma apreciação substancial do capital, através do investimento em companhias abertas listadas em bolsa. Esses fundos representavam pouco mais de 7% da indústria, no começo de 2019.

– Multimercados: esses fundos tem a liberdade de investir em uma diversidade de ativos, como juros, moedas, ações, commodities, dentre outros. Muitas vezes, buscam distorções nas curvas de juros, assim como arbitragens – ou a possibilidade de lucrar com divergências nos preços de ativos similares – entre moedas e países. Nop começo de 2019, eles representavam 21% da indústria.

– Fundos imobiliários: esses fundos são recomendados para investidores que buscam uma renda recorrente periódica. Existe uma diversidade de projetos que em estes fundos podem atuar, como desenvolvimento de shoppings, edifícios comerciais e residenciais, condomínios horizontais, dentre outros.

– Fundos de Previdência: eles objetivam a geração de renda para a aposentadoria do investidor e representavam, no começo de 2019, pouco mais de 17% da indústria.

Fundos cambiais: eles são recomendados para a proteção do capital em moeda forte. Concentram pouco menos de 1% do total em recursos sob gestão no setor.

Fundos de diretos creditícios, ou FDICs: esses fundos investem basicamente em direitos creditórios das empresas como antecipação de duplicatas, parcelas de cartão de créditos e duplicatas. Seu peso não chega a mais de 3% da indústria.

Fundos de Venture Capital: objetivam o investimento em empresas ainda em fase de desenvolvimento em que seus negócios, embora promissores, ainda não maturaram.

Fundos de Participações: são conhecidos como fundos de Private Equity, e buscam empresas já maduras de médio e grande porte, com alto potencial de valorização. O foco da sua estratégia é fazer uma reviravolta administrativa no companhia em que investem, assim como consolidar aquisições em setores específicos.

Fundos Off Shore: são fundos para fazer investimentos fora do país, podendo estes serem em diversas modalidades.

Fundos de Infraestrutura: essa estratégia busca projetos promissores na área de infraestrutura, como geração de energia eólica, elétrica ou solar, assim como projetos para portos e estradas.

Até a próxima!

Ivan Kraiser

Ivan Kraiser

Garín Investimentos

Sócio fundador da Garín Investimentos, depois de vários anos na Legan Asset Management e na operação brasileira da gigante italiana Gruppo Azimut. Conta com mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro no Brasil e no exterior. Sua área de expertise é asset e wealth management, value investing e bolsa de valores.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub