14/01/2020 às 18:54

3 – Momentum ou Reversão a Média nos Fundos Multimercados

Felipe Pontes Felipe Pontes

Começa o ano e várias casas de gestão passam a divulgar a performance consolidada do ano anterior. Revistas premiam os fundos que melhor performaram no ano anterior; e os clientes das plataformas de investimentos abrem os seus sistemas, ordenam os fundos pelo retorno absoluto dos últimos 12 meses em uma determinada categoria (Multimercados, por exemplo) e compra os fundos que apresentaram os melhores retornos.

 

Qual deverá ser o resultado disso? Você provavelmente vai deixar dinheiro na mesa!

Fizemos um estudo utilizando como base de fundos aqueles disponíveis na plataforma do BTG agora no começo de 2020. Sendo assim, montamos duas cestas de fundos:

  1. 10% melhores fundos em termos de performance no ano imediatamente anterior; e
  2. 10% piores fundos em termos de performance no mesmo período.

O gráfico a seguir compreende o resultado de uma estratégia realizada entre janeiro/2015 e dezembro/2019.

Vejamos os resultados:

CDI: 9,85% a.a.

“Piores” fundos: 10,2% a.a.
Volatilidade: 6,7% a.a.

“Melhores” fundos: 9,0% a.a.
Volatilidade: 10,11% a.a.

 

Entretanto, trocar de fundos todos os anos é fiscalmente ineficiente.

E se utilizarmos os dados dos últimos 24 meses para rebalancear a carteira de fundos a cada 24 meses?

Vamos aos resultados (neste caso, o período utilizado foi entre janeiro/16 e dezembro/19):

CDI: 9,02% a.a.

“Piores” fundos: 11,4% a.a.
Volatilidade: 8,0% a.a.

“Melhores” fundos: 8,4% a.a.
Volatilidade: 8,9% a.a.

 

Reparem que os melhores fundos no período anterior (seja 1 ou 2 anos) tiveram uma performance inferior ao CDI e aos “piores” fundos.

O que aprendemos com isso? Fundos tendem a ter um comportamento de reversão à média e não de momentum como outros ativos financeiros.

Os fundos de pior performance tendem a ter um desempenho melhor (ou outperformar) os fundos de melhor performance, não importa o prazo decisório.

Você poderia, então, me perguntar: o que você quer dizer é que escolher um fundo por rentabilidade não é o caminho certo?

Depende! Se houver rebalanceamentos mensais em busca de momentum, por exemplo, é uma ótima estratégia (não refletida graficamente aqui), mas é fiscalmente ineficiente (a não ser que seja desempenhada dentro de um fundo exclusivo ou por um FIC).

As decisões de escolha não podem ser única e exclusivamente baseadas em rentabilidade.

Rentabilidade é uma métrica importante, mas os “outliers” de curto prazo (um ou dois anos) talvez não sejam os melhores fundos a se monitorar para os anos seguintes. A consistência não precisa vir sempre do fundo vencedor.

Um fundo que está entre os 20 melhores todos os anos é melhor que um que está entre os 5 melhores eventualmente.

Pense nisso antes de escolher seu fundo de investimento.

 

Orleans Martins
Luciano Boudjoukian França
Economista
Gestor da AvantGarde e especialista em Factor Investing

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub