TC School / Fundos de investimentos

Fundos de investimentos: cotização de resgate

24/06/2020 às 12:00

TC School TC School

Nesse texto, falarei sobre os prazos de cotização nos fundos de investimento em ações, informação muito importante para os investidores que pretendem aportar recursos nesses fundos. Trataremos dos seguintes tópicos:

  • Cotização – como são mensurados os valores para resgate?
  • Exemplo – vejamos na prática como funciona a cotização
  • Tempo de cotização – Por que o prazo de cotização pode ser de vários dias?

Boa leitura!

fundos de investimentos

Para um melhor entendimento, sugiro a leitura dos seguintes textos:

Entendendo os prazos de cotização de resgate

Cada fundo estabelece em seu regulamento, os prazos de cotização, tanto na aplicação, como na liquidação (resgate) das cotas. Nesse sentido, é muito importante conhecer a política de investimentos do fundo, bem como os prazos para resgates por parte dos investidores. Tenha em mente que este talvez não seja o investimento ideal para sua reserva de emergência, visto que o prazo entre a solicitação do resgate pelo cotista, e o efetivo depósito em sua conta corrente pode levar alguns dias.

Dessa forma, antes de investir em um fundo de investimentos, consulte seu regulamento através do site da CVM. Nele você terá acesso a diversas informações sobre o fundo, dentre elas os prazos de cotização. De forma geral, o tempo de cotização segue o fluxo abaixo:

  • Data da aplicação/pedido de resgate – data em que o investidor (cotista) faz a aplicação, ou solicita o resgate de suas cotas junto ao fundo de investimento.
  • Conversão das cotas – esta é a data em que é apurado o valor das cotas que serão vinculadas ao investidor, ou pagas referente ao resgate.
  • Data da inclusão no fundo/pagamento do resgate – data da efetiva inclusão do investidor no fundo, ou do pagamento do valor resgatado, que será feita no valor auferido ao final da data de conversão das cotas.

Exemplo hipotético

Para exemplificar o que falei acima, vamos utilizar um fundo de investimentos hipotético, com as seguintes características no que tange ao resgate:

  • Pedido de resgate – vamos considerar que o cotista solicite o resgate de 1.000 cotas em 04/05/2020.
  • Data de conversão – conforme o regulamento do fundo, a data de conversão ocorre cinco dias úteis após a data do pedido de resgate, sendo apurado nesta data, o valor efetivamente pago ao investidor.
  • Data de pagamento do resgate – dois dias úteis após a data de conversão.

Dessa forma, o valor resgatado seria apurado da seguinte forma:

cotização dos fundos de investimento

Fonte: autor

De acordo com as informações acima, podemos ver que o valor da cota (patrimônio líquido dividido pelas cotas do fundo) na data do pedido de resgate, era de R$ 16,72 por cota. Lembre-se que o preço das cotas oscila de acordo com a marcação a mercado dos ativos do fundo. Nesse sentido, considerando que o pedido de resgate ocorreu em 04/05/2020, a data para conversão seria a de 12/05/2020, ao preço de R$ 16,38 por cota.

Podemos notar que, entre a data de resgate e a data de conversão, o preço da cota caiu 2%. Quanto maior o prazo de cotização de um fundo de investimento, maior será a chance de variação entre o preço da cota na data de solicitação do resgate, e o valor depositado para o investidor.

Tempo de cotização de resgate

Quando analisamos uma relação de diversos fundos, podemos indagar: “por que alguns fundos possuem 30 dias de prazo para cotização?”. Ao solicitar um resgate, é normal que o investidor deseje o recebimento do recurso o quanto antes. Entretanto, temos de lembrar que o fundo é composto por vários cotistas, cada qual aportando e retirando recursos do fundo diariamente. Nesse sentido, o prazo de cotização permite que a gestão do fundo planeje a agenda e o montante dos resgates, realizando as operações necessárias para que tenha caixa em volume suficiente e que atenda essas solicitações.

 

Arlindo Souza

Arlindo Souza
Analista de conteúdo | Mercado financeiro no TradersClub
Contador, Mestre em Ciências Contábeis. Foi professor/pesquisador do departamento de contabilidade da UFRN e atuou em contabilidade de S.A. É investidor com base em análise fundamentalista.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub