Excesso de otimismo ou pessimismo: receita perfeita para prejuízos no mercado financeiro

19/03/2019 às 10:56

2 – Excesso de otimismo ou pessimismo: receita perfeita para prejuízos no mercado financeiro

Pedro Albuquerque Pedro Albuquerque Filho

Começo por dois dos erros mais comuns que podemos encontrar no mundo de investimentos em renda variável. O primeiro deles é ser o otimista irrealista, popularmente conhecido no mercado como torcedor. O segundo é ser o extremamente pessimista, chamado carinhosamente na comunidade TC de “pessimildo”, aquele que deixa passar oportunidades fantásticas por uma trava mental provocada pelo medo.

Emoções nos dois extremos não ajudam a performar bem e com consistência no mercado financeiro. A busca do equilíbrio é necessária para que você tenha uma performance superior.

O torcedor

Finanças Comportamentais - TC School

Os torcedores são o tipo de investidores mais comuns. Eles são capazes de ignorar qualquer fato ou probabilidade de cenário negativo em relação aos ativos nos quais investem, e é comum que concentrem grande parte do patrimônio em um único ou em pouquíssimos ativos, tornando-se presa fácil. Para esclarecer: não sou do time que gosta de diversificar ao extremo, carregando, por exemplo, mais de 20 posições no mercado acionário. No entanto, uma carteira minimamente diversificada e balanceada se faz necessária, lembre-se disso!

Alguns dos erros clássicos que um investidor otimista irrealista ignora ou releva são: probabilidades de fracasso (que são altas no universo da renda variável), problemas microeconômicos, mudanças regulatórias, sinais de sobreaquecimento econômico (bolhas) e qualquer outro evento que afete materialmente um case de investimento ou o mercado acionário como um todo.

Dica: não há problema em ter uma expectativa positiva sobre os seus investimentos, desde que esse sentimento seja resultado de um estudo disciplinado dos ativos que compõem a sua carteira, e não pura e simplesmente de uma torcida por ganhos, que ignore sistematicamente os riscos potenciais.

O pessimista exagerado

Finanças Comportamentais - TC School

O viés exageradamente negativo é outro problema comum e deve ser combatido pelos investidores. O padrão de comportamento mais comum de pessimista exagerado é superestimar apenas notícias e fatos negativos, ignorando qualquer fato positivo e, consequentemente, eventuais oportunidades de ganhos que muitas vezes são extraordinárias.

Como dito no primeiro artigo desta série, um mercado de baixa, com preço dos ativos muito deprimidos, são fabricadores de investidores com grande viés pessimista, que passam a ignorar um cenário com boa parte das empresas negociando muito abaixo do valor intrínseco de suas ações. Eles são influenciados pelo noticiário extremamente pessimista aliado a previsões catastróficas de analistas que cobrem os mercados, além do medo dos outros investidores.

O mesmo vale para acontecimentos que impactam fortemente o preço de um único ativo. Por exemplo: recentemente o rompimento da barragem de Brumadinho, da mineradora Vale, fez com que as ações caíssem mais de 25% em um único dia, maior queda diária da história da Vale e maior perda de valor de mercado da história de uma empresa em um pregão na bolsa brasileira. Entretanto, em poucas semanas, após diminuição do massivo noticiário negativo contra a empresa, as ações se recuperaram fortemente, e o mercado voltou a um nível de racionalidade maior. Observe isso por meio do gráfico abaixo: ele mostra o impacto no preço da ação imediatamente após a tragédia e também depois da recuperação.

Finanças Comportamentais - TC School

Fique atento ao próximo artigo com os principais erros comportamentais dos investidores no mercado financeiro!

Pedro Albuquerque

Pedro Albuquerque Filho

CEO do TradersClub

Sócio fundador e CEO do TradersClub, também fundou a TEx Tecnologia, pioneira e líder em SaaS para o mercado segurador brasileiro. Atua há 11 anos no mercado brasileiro, com vasta experiência em investimentos na América Latina, América do Norte e Europa.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub