A batalha mental do investidor: introdução para aprender a psicologia do mercado financeiro

26/02/2019 às 14:16

1 – A batalha mental do investidor: introdução para aprender a psicologia do mercado financeiro

Pedro Albuquerque Pedro Albuquerque

“O pior inimigo do investidor é provavelmente ele mesmo”
Benjamin Graham

Olá!

Vou começar logo te avisando que ter uma boa base psicológica em conjunto com uma apurada análise da camada comportamental do mercado são reagentes fundamentais para que você consiga lucros espetaculares e também para que evite grandes prejuízos, requisitos necessários para que você se torne um investidor fora da curva.

Para ficar claro, não existe milagre. Mesmo o mais experiente investidor sabe que inevitavelmente lidará com uma posição perdedora mais cedo ou mais tarde, mas ao ter um senso superior de análise da psicologia do mercado, você terá certamente uma probabilidade maior de sucesso.

Aprender a domar os seus impulsos é o primeiro passo. A intuição pode te levar a armadilhas, investir requer pragmatismo e método.

Alocar em renda variável sem conhecer bem a camada psicológica do mercado financeiro pode ser perigoso até para o mais habilidoso matemático. Preste atenção: não basta ter uma excelente formação acadêmica para bater o mercado e obter sucesso na sua vida como investidor.

Estudar sobre finanças comportamentais é fundamental para todo e qualquer tipo de investidor, pois te dará uma fundação muito mais sólida para não só aguentar períodos de alta volatilidade mas também para aproveitar as fantásticas janelas de oportunidade que aparecerão durante a sua vida como investidor em situações de extremo pessimismo ou euforia.

É importante saber que os mercados navegam pouco tempo em um ponto neutro, no qual os investidores não estão pessimistas e tampouco otimistas. Na grande maioria das vezes o coletivo comportamental é de sentimento negativo para muito negativo ou de positivo para muito positivo. O investidor inteligente deverá se manter afastado deste viés comportamental para detectar oportunidades de investimentos que muitas vezes o trarão retornos extremamente significativos.

A montanha russa psicológica com os clássicos erros cometidos por investidores é perfeitamente detalhada no seguinte gráfico:

Finanças comportamentais - TC School
(Behavioral Finance: The psychology of investing – Credit Suisse)

Investidores sistematicamente compram ações em momentos de euforia demasiada e vendem em momentos de intenso pessimismo, com preços muito depreciados. Muitas vezes estes mesmos investidores ficam traumatizados por meses ou até por vários anos, mas acabam se rendendo a um novo momento de euforia sob forte influência do noticiário positivo, de analistas com tradicional viés otimista e até de amigos e colegas de trabalho que comentam suas recentes histórias de sucesso com investimentos no mercado em tempos de euforia. Este é novamente o pior momento para se comprar ações. Por que a história sempre se repete?

Ganância e medo são alguns dos principais sentimentos responsáveis por essas grandes distorções que acontecem com frequência inabalável durante toda a história do mercado financeiro global e que acabam por abrir lindas janelas de investimentos para o investidor atento e preparado.

Irei falar em uma série de artigos sobre os vieses comportamentais mais comuns e darei importantes dicas para que você possa evitar a queda nessas armadilhas.

Venha comigo!

Pedro Albuquerque

Pedro Albuquerque

CEO do TradersClub

Sócio fundador e CEO do TradersClub, também fundou a TEx Tecnologia, pioneira e líder em SaaS para o mercado segurador brasileiro. Atua há 11 anos no mercado brasileiro, com vasta experiência em investimentos na América Latina, América do Norte e Europa.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub