03/02/2020 às 5:00

3 – Toda economia vale a pena?

Felipe Pontes Felipe Pontes

A primeira orientação para ajustar a vida financeira que muitas pessoas dão é: economizar. Esta é uma dica prática, simples, direta. Basta economizar que as coisas começam a se encaixar e voltar ao normal.

Após receber e absorver essa orientação, algumas pessoas acabam se tornando obcecadas por economizar o máximo de dinheiro. Assim, acabam comprando os produtos mais baratos, deixam o carro em casa, não pegam ônibus, vão andando, não comem mais na rua, sem lanche, sem nada. Levam a orientação da economia ao pé da letra.

No fim do mês, o resultado está lá estampado. Uma grande economia em relação ao mês anterior. O caminho para resolver as dívidas ou para fazer sobrar mais dinheiro está claro. Basta economizar e pronto.

 

Mas…. a que custo essa economia vem?

Defendo a bandeira de que nem toda economia vale à pena. A economia precisa ser eficiente para cumprir bem o papel dela. A minha tese é que não faz sentido economizar no lanche na rua se for para passar o dia inteiro com fome, por exemplo.

Da mesma forma, não adianta deixar de lado o motorista de aplicativo para pegar transporte público e passar duas, três horas no trânsito tendo coisas urgentes para fazer.

Economizar é importante sim, mas com inteligência.

O que defendo é que a economia não tem de ser apenas financeira. A economia tem que ser financeira e psicológica. Siga o conselho de economizar, mas pense no contexto maior.

Posso economizar de um lado, mas perder tempo ou atrasar a entrega de um material do outro. Vale à pena?

Posso economizar de um lado, mas passar o dia com mau humor, com fome e com risco de prejudicar minha saúde ou meu desempenho no trabalho. Vale à pena?

O ideal é encontrar um meio termo nessas situações. Economizar, mas com olho no bem-estar. Caso contrário, a economia não fará sentido.

Concorda?

 

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub