27/01/2020 às 11:10

2 – Quem precisa de Educação Financeira?

Felipe Pontes Felipe Pontes

Acredito que o tema deste texto é uma sequência importante após o primeiro texto sobre Educação Financeira (se não leu, veja clicando aqui). Durante muito tempo, a educação financeira foi marginalizada e usada para “lacrações” nas redes sociais. 

Esse pessoal fica falando de educação financeira pra quem não tem dinheiro? Pra quê?”. A partir daí víamos uma sequência de posts sem conteúdo pertinente, mas com muitas frases de efeito. 

Felipe, do TC School, até me contou uma história de quando entrou na Universidade (em 2012) e um projeto que ele participava (Educação Financeira para Toda a Vida) foi rejeitado por um avaliador externo. O parecer do avaliador dizia que a “juventude negra da periferia não precisava de educação financeira, porque eles nem sequer tinham o que comer”. 

Sendo assim, afinal, quem precisa de Educação Financeira?

Todos precisam de Educação Financeira, do mais pobre ao mais rico! 

Educação Financeira não é um artigo de luxo ou algo restrito a quem tem dinheiro. Educação Financeira é um artigo de necessidade básica, principalmente para quem não tem uma condição financeira saudável – infelizmente a maior parte dos brasileiros.

Defendo e faço campanha para que a educação financeira seja matéria de escola. Como seria sua vida hoje se soubesse desde criança/adolescente os efeitos dos juros compostos? O que a Taxa Selic significa no seu dia a dia? Como a inflação pode te ajudar ou prejudicar? Cheque-especial? Rotativo?

São pontos que podem parecer muito simples e óbvios para quem está neste meio há mais tempo. Mas, acredite, são completamente estranhos à maior parte da população. E é aí que essa parcela começa a sofrer. Os salários são baixos, as condições de vida não são as melhores. Sem o conhecimento financeiro necessário, tudo se torna pior. 

Impedir (sim, para mim, questionamentos como os do início do texto só servem para criar preconceito e impedir o acesso de todos) os mais pobres de terem acesso à educação financeira só contribui para que permaneçam refém dos bancos e das altas taxas. É mais uma tática para que o sistema continue como está e que os discursos políticos permaneçam tendo sentido.

Aprender Educação Financeira não é o que vai tornar a pessoa a melhor investidora do mundo. O caminho para isso é longo e com diversos desvios. Mas ter noção da Educação Financeira vai ajudar que cada um saiba se relacionar melhor com as finanças. 

Saber como e onde economizar, comprar à vista ou a prazo, buscar descontos, utilizar os juros compostos a seu favor, não se deixar ser enganado. Este é um caminho para se ver livre de muitas amarras.

Investir é uma consequência. Para muitos brasileiros, é uma consequência distante. O urgente é quitar as dívidas, sanar o orçamento e passar a aproveitar melhor a vida. Se você defende que as pessoas possam ter condição de mudar sua classe ou situação financeira, você deveria defender o acesso à educação financeira. 

Só de termos um acesso mais generalizado a Educação Financeira já será uma grande vitória. E é através da Educação Financeira que as pessoas poderão melhorar suas vidas. Por isso, menos lacração, menos repetição de frases de efeito e mais consciência. Mais Educação Financeira!

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub