TC School / Educação Financeira

1 – Pontapé inicial: dinheiro sem preconceito

20/01/2020 às 15:32

TC School TC School

Qual é a sua relação com o dinheiro? Sei que essa não é uma pergunta casual, mas você já parou para pensar na relação que você tem (ou que nós temos) com o dinheiro? Sendo você brasileiro, a chance de não ser uma relação tranquila é muito grande. Neste texto eu vou tentar te ajudar a começar a resolver esse problema!

Boa leitura!

Por tradição, a maioria de nós enxerga o dinheiro como um fardo. Há o costume de criminalizá-lo ou demonizá-lo. Em resumo: temos preconceito com o dinheiro e com quem ganha dinheiro. Se você está aqui, possivelmente quer ter uma melhor relação com o seu dinheiro.

Contudo, não tem como mudar sua relação com o dinheiro se você continuar com uma visão preconceituosa e depreciativa. Mas, como assim “uma visão preconceituosa e depreciativa”? Eu te explico.

Quantas vezes ouviu, falou ou concordou com frases do tipo: “Dinheiro não leva a nada”, “Dinheiro é a raiz de todo mal”, “Se ele tem todo esse dinheiro, coisa certa não deve ter feito” e outras no mesmo sentido?

Isso nada mais é do que o reflexo de um preconceito que foi passado de geração em geração. Entre diversos motivos para isso, dois deles são fruto da autodefesa. Lutar para conquistar mais dinheiro é trabalhoso. E são poucas as pessoas que conseguem êxito no final.

Nosso cérebro age para evitar decepções. Se ele sabe que é trabalhoso e com pouca chance de atingir o objetivo, cria desculpas para nem sequer iniciarmos o trajeto. Além disso, nosso cérebro é feito para seguirmos a lei do menor esforço. Se podemos continuar como estamos, sem sair do lugar (e sem a possibilidade de frustração lá na frente), a preguiça fala mais alto.

Mas, como já falei, se você está aqui é porque quer um caminho e um final diferentes dos descritos acima. O primeiro passo para seguir nesse processo é eliminar o seu preconceito com o dinheiro.

Além de incongruente, é mais difícil lutarmos por algo que consideramos ruim. Se você acha o dinheiro um mal, fica mais difícil vencer a barreira para se convencer a lutar por ele. Então, o primeiro passo é #QueroTerDinheiroSim.

Não há nada de errado em desejar e trabalhar para conquistar cada vez mais dinheiro – desde que por meios legais e éticos. É natural, normal e desejável. Dinheiro pode não comprar felicidade, mas é fundamental para a realização de planos, busca por mais conforto e uma vida mais tranquila. Até inventarem outra forma, é o dinheiro quem pode te proporcionar tudo isso.

Esqueça tudo o que te falaram negativamente sobre o dinheiro. Não dê bola para quem te chama de mesquinho, egoísta ou algo do tipo por você falar abertamente que quer ter mais dinheiro. Você não está cometendo um crime. Buscar dinheiro e ter consciência coletiva não são e não devem ser excludentes.

Não é o dinheiro quem traz o mal. Ele proporciona ao seu proprietário maior liberdade de escolha e independência dos outros e do governo. Em abundância, o dinheiro apenas permite que cada um seja quem realmente é.

O mal, então, não está no dinheiro, mas na essência de algumas pessoas, que se permitem externá-lo por se acharem mais seguras ou poderosas com a conta bancária recheada.

Acabar com essa visão negativa em torno do dinheiro é um passo importante em sua jornada, seja na busca da riqueza ou no processo para se educar financeiramente. É também um pré-requisito fundamental para nossa companhia e convivência a partir desta semana no TC School, plataforma educacional gratuita para compartilhar textos de educação financeira do TradersClub.

Prazer, sou Raphael Carneiro e espero que juntos possamos fazer mais pela educação financeira dos brasileiros, que hoje podem ter muito ou pouco dinheiro, mas que precisam saber como lidar com ele para que a vida seja menos penosa.

Muito prazer e boa sorte a todos aqueles que, sem preconceito algum, querem sim ter mais dinheiro em sua vida.

 

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub