16/03/2020 às 21:08

Na hora de investir, preocupe-se primeiro em sobreviver

TC School TC School

A movimentação da Bolsa nas últimas semanas pelos problemas causados pelo Coronavirus (Covid19) deixou muita gente tensa e sem chão. Quedas bruscas e patrimônios sendo rapidamente dilacerados foi o resultado obtido.

Quem tinha proteção, sofreu, mas se manteve vivo. Por outro lado, ouvi e vi muitos relatos de investidores desesperados com a possibilidade de perder todo o dinheiro que tinham. Ou, pior ainda, sem saber como fazer após ver tudo ir embora e ainda ficar devendo dinheiro pela alavancagem.

Fora do jogo dos investimentos

Ficar fora do “jogo” dos investimentos é o maior risco que o investidor pode correr. Curiosamente, é um dos principais riscos ignorados pelo investidor pessoa física mais iniciante.

Nunca passa pela cabeça do iniciante (principalmente num mercado de alta) a possibilidade de perder tudo e não ter como recuperar. Pelo menos enquanto ele vislumbra grandes rendimentos e retornos fantásticos. 

A conta passa quase sempre por em quanto tempo vai conseguir largar tudo e viver só de renda. Faz um trade bem feito, ganha um valor considerável e logo projeta o retorno disso em uma semana, um mês, um ano. A ganância cega

Foram centenas de vítimas da ganância na última semana. Pedidos de resgate dos fundos, zeragem automática, desespero total. A queda tirou o sono e acabou com a trajetória de muitos investidores. Os avisos que a renda variável sobe e desce (apesar de quem entrou em 2019 achar que sobe sem parar) não foram suficientes. 

Em nome da busca pelo lucro constante e desenfreado, a preocupação com a segurança ficou em segundo plano em alguns casos. Erro crasso. Antes de querer fazer as contas de quanto vai ganhar em determinado investimento, é preciso saber o quanto pode perder. E esse valor não pode superar o que tem na conta. Jamais

Do que adianta se expor dessa forma ao risco e, em um momento como o que vivemos, receber uma ligação ou e-mail da corretora informando que precisou zerar as posições? Ficar de mão atadas com diversas oportunidades por todo o lado?

Por isso, não subestime jamais a preocupação de se manter vivo, de continuar no jogo. É essa condição que vai permitir a você abrir o Home Broker no dia seguinte, seja com lucro ou com prejuízo.

Permanecer vivo é o básico para o longo prazo.

 

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub