24/02/2020 às 5:00

Faça um bem a você no futuro: não foque apenas no presente!

TC School TC School

Vou aproveitar o Carnaval para falar de um tema que tem uma certa relação com o que acontece nesse período. Já adianto que não se trata de ditar regra ou tentar impor algo, mas provocar uma reflexão em você (que não se resume somente ao período da festa momesca). Por definição, o Carnaval é um período onde “tudo” é permitido, não há preocupação com o amanhã e os exageros são incentivados e celebrados. Nada contra!

Em muitos aspectos, esse pensamento é utilizado somente durante o período da festa, mas muita gente leva esse racional para o dinheiro e por toda a vida. Afinal, que outra forma de classificar pensamentos do tipo:

  • “Pra que investir se não sei se estarei vivo(a) daqui a cinco anos?”
  • “Hoje quero aproveitar. No futuro eu penso sobre como vai ser”.

Se você também pensa assim, vou logo dar uma notícia ruim: a chance de você estar vivo(a) daqui a cinco anos é absurdamente grande. Então, deixe de desculpa para curtir o presente e ignorar o futuro.

Adianto que não defendo o sacrifício extremo para que a aposentadoria seja tranquila ou a liberdade financeira alcançada o mais rápido possível. Sou contra isso. Acho que precisamos constantemente de recompensas, é assim que nosso cérebro funciona, então não vai adiantar você se sacrificar demais pelo futuro se não puder desfrutar de nada agora. Não gosto dos extremos.

Defendo sempre o meio termo. Há chance de curtir, de aproveitar a vida no presente e também se preocupar com o futuro. Deveria ser o natural, na verdade.

O que sugiro e acho prudente é ser racional. Traçar metas, ter objetivos e trabalhar por eles. Gastar menos do que ganha, investir, montar uma reserva de emergência e programar uma aposentadoria (isso não é uma lista em ordem de importância ou de realização). São itens indispensáveis para que seu futuro seja tranquilo.

Curta, permita-se, viva o momento. Não precisa ser infeliz para colher o resultado lá na frente. Pode parecer trabalhoso agora para quem não faz nada disso, mas acredite, seu eu do futuro vai te agradecer demais.

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub