20/05/2020 às 18:37

Educação Financeira em Tempos de Pandemia: dicas para amenizar o impacto na sua vida

TC School TC School

Antes de tudo, passar por um momento tão difícil como uma pandemia, que obrigou grande parte da população a ficar em casa, pausar seus projetos para esse ano e cuidar de si e dos seus. Este cenário nos pede maior cuidado sobre a nossa saúde. Mas não só na física, a parte financeira também merece atenção.

Você fez o “seguro”?

A princípio, aqueles que tomaram medidas preventivas e detém uma reserva para contingências sentirão de forma mais sucinta os impactos dessa pandemia. Entretanto, aqueles que não se atentaram para isso, terão que utilizar medidas emergenciais que minimizem as consequências dessa crise em suas finanças.

Em outras palavras, as medidas preventivas são importantes e devem ser tomadas antes de uma crise. A criação de uma reserva de emergência, que poderá garantir o sustento durante determinado período, caso haja um corte na receita ou desemprego.

Além da reserva de emergência, os investimentos conservam o seu dinheiro ao longo do tempo e o fazem o dinheiro trabalhar para você. Podemos diversificá-los de acordo com o risco, rentabilidade e liquidez, tornando-se aliados em momentos de contingência. Em especial, os de curto e médio prazo que podem ser resgatados com facilidade. Essas medidas valem tanto para as finanças pessoais quanto para empresariais.

Os micro e pequenos empreendedores de serviços não essenciais são os maiores afetados durante um queda da economia. Seja como for, estes podem amenizar o prejuízo e evitar fecharem as portas utilizando-se dessas medidas.

A crise já chegou, o que posso fazer?

Quando uma crise já está instaurada, medidas emergências precisam ser tomadas para garantir o sustento mínimo das famílias. O orçamento pessoal e familiar, é uma ferramenta que vai permitir a análise dos gastos, facilitando as escolhas em relação aos cortes que serão efetuados. No consumo, devemos manter apenas os gastos essenciais, como alimentação, remédios e buscar diminuir o consumo de água, energia elétrica, telefonia e etc. Os financiamentos, empréstimos e cartões de crédito devem ser renegociados. Em momentos de crise, é comum que os grandes bancos abram renegociação de dívidas, ou estendam o prazo para pagamento das mesmas. O ideal é procurar seu banco ou financeira e buscar a melhor solução para você.

Contudo, vale ressaltar que caso você não tenha conhecimento de finanças pessoais ou não tenha o hábito de aplicar o planejamento financeiro em seu cotidiano, esse é o momento para se atentar e aprender os benefícios que uma vida financeira organizada pode trazer para todos os outros âmbitos de sua vida. Segundo Natasha Munson “o dinheiro, assim como as emoções, é algo que você precisa controlar para manter sua vida no caminho certo”.

O brasileiro e os seus investimentos

A segunda edição do relatório da ANBIMA mostra que 42% dos brasileiros investem em algum produto financeiro, e que 88% desses investimentos são destinados a poupança. Em 2019 a B3 (Bolsa Brasil Balcão) registrou um crescimento de 95% no número de pessoas físicas que investem na bolsa de valores. Esses números nos mostram uma mudança, mesmo que pequena na forma como o brasileiro lida com o dinheiro e o aumento da preocupação em reter parte de sua renda para o futuro.

Grande parte dessa mudança pode ser atribuída ao crescimento do acesso a informação. Hoje, ao alcance da mão, temos acesso a uma outra dimensão, com um imenso e gratuito acervo para enriquecer nosso conhecimento. Isso também nos permite acesso a pessoas que estão dispostas a repassar seu aprendizado, e usam suas redes sociais ou canais em streams de vídeo como verdadeiras salas de aula que podem ser acessadas a qualquer momento e de forma gratuita.

Dicas para começar

Para começar a estudar sobre finanças pessoais e aplicá-las em sua vida, o site da TC School oferece uma série de artigos sobre educação financeira, com uma linguagem clara e de fácil leitura, trazendo desde os conhecimentos mais básicos sobre educação financeira até os mais avançados, assim também como cursos online que vão lhe garantir uma boa formação sobre o tema.

Para aqueles que são fãs de livros, Gustavo Cebarsi, um dos maiores consultores financeiros do país, tem uma série de livros que tratam sobre o tema. Mas, para o início: Como organizar sua vida financeira, é escrito de forma didática, com uma leitura fácil e direta, trata de temas comuns da vida financeira dos brasileiros e pode ser utilizado como um ponta pé inicial na sua jornada de conhecimento sobre o mundo das finanças pessoais. Nesse sentido, o Banco Central do Brasil (BC) por meio da escola virtual, oferece um curso online denominado de “Gestão de finanças pessoais” apresentado em vídeos educativos, que tratam de situações corriqueiras na vida dos brasileiros. Na mesma plataforma também é possível aprender por meio de uma série formulada pelo BC chamada “Meu dinheiro e eu” que consiste em simulações de situações do dia a dia e o comentário de especialistas sobre o tema.

Um outro mecanismo de aprendizagem sobre Educação Financeira são as redes sociais, uma das mais usadas é o Instagram e o Twitter. Mas muito cuidado com quem você segue. Cuidado para não cair nas mãos de charlatões. Avalie bem o histórico da pessoa, antes de consumir o seu conteúdo.

Dedique um tempo para você e suas finanças

Podemos utilizar o nosso tempo em isolamento social para acrescentar conhecimento em nossa jornada. Ocuparmos de forma positiva, com ações que vão refletir e até mudar o nosso futuro. Jim Rohn disse “A educação formal, vai fazer você ganhar a vida. A autoeducação vai fazer você alcançar uma fortuna”.

Além da preocupação com nossas finanças, em um momento assim, também é importante buscarmos o nosso lado mais humano para cuidarmos um dos outros. Somos um só, e o seu olhar para alguém que não tem como passar por tudo isso sozinho pode salvar uma vida. Precisamos cuidar dos nossos idosos, dos menos afortunados e de todos os que precisam de ajuda. Por mais que você não esteja no grupo de risco, seja responsável pela saúde do outro: previna-se, lave as mãos, use máscara, fique em casa, e se puder, ajude o próximo.

Iremos passar por isso e se estivermos juntos ficará muito mais fácil. Se está ficando difícil é que você está progredindo e alcançando grandes resultados. Siga em frente e procure se educar financeiramente.

Educação Financeira para Toda a Vida
Educação Financeira para Toda a Vida
Projeto de Educação Financeira para crianças e jovens, sediado na Universidade Federal da Paraíba
Contribui com textos educativos para o TC School.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub