18/05/2020 às 15:35

Existe hora certa para começar a investir?

TC School TC School

O investidor pode começar a investir no momento em que se sentir melhor preparado. Independente da crise que vivemos no país. Esperar a hora certa pode fazer com que você nunca invista.

começar a investir em 2020 é uma boa opção?

Com o movimento da Bolsa de Valores desde o início da crise da Covid-19 no Brasil, tem chovido perguntas sobre se é a hora certa para começar a investir. Recebo questionamentos nesse sentido de seguidores no Twitter ou no Instagram.

“Raphael, é seguro começa a investir agora?”

“Tenho um dinheiro guardado, mas não sei se é o momento certo de investir”

“Essa é a hora de entrar na Bolsa para ganhar mais, né?”

Entenda tudo sobre Educação Financeira:

  1. Pontapé inicial: dinheiro sem preconceito
  2. Quem precisa de Educação Financeira?
  3. Toda economia vale a pena?

Esperar o cenário ideal para começar a investir?

As perguntas são variadas e com os mais diversos pontos de vista. Mas todas carregam em si uma insegurança para começar a navegar nos mares dos investimentos. Minha resposta padrão, até porque não deve existir outra é:

Sempre é hora para começar a investir, desde que saiba bem o que está fazendo.

Em outras palavras, esperar a convergência dos astros para o cenário perfeito antes de fazer o primeiro investimento é algo ilusório.

Até porque, no Brasil, se for para esperarmos as condições ideias, nunca começaremos a fazer qualquer tipo de investimento.

Crise, por aqui, é rotina. Seja política, econômica, social ou de saúde. Sempre tem uma crise para atrapalhar.

Fonte: Oficina da Net

Cada um tem o seu melhor momento

O momento ideal para começar a investir tem que ser o do investidor. Além disso, ter o orçamento controlado, dívidas quitadas, dinheiro destinado para investir sem comprometer o mês. Esse é o check list básico para começar a tarefa. Depois disso, hora de estudar.

Ou seja, não comece a investir ouvindo dicas quentes ou seguindo os passos de um amigo qualquer que conseguiu bons retornos contados na mesa do bar. Saiba o que está fazendo, tenha convicção de onde vai colocar seu dinheiro e, aos poucos, deixe-se ser levado e conquistado pelos investimentos.

Primeiro conheça o rio

De acordo com outras áreas da vida, o começo deve ser com cautela e segurança. Ninguém deve mergulhar num rio desconhecido de cabeça. A prudência diz para entrarmos aos poucos, molharmos os pés, a canela, sentir a água e caminhar a passos lentos antes do mergulho. Nesse sentido, por que seria diferente ao começar a investir?

Independente de como a água esteja, se agitada ou calma, entre como entraria em um rio desconhecido. Primeiro os pés, deixa o corpo se adaptar à temperatura, sinta bem o terreno e só mergulha quando tiver certeza de onde está.

É o investidor quem faz a hora certa para começar a investir.

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub