24/03/2020 às 5:09

Capacidade x Tolerância ao Risco: saiba como diferenciar

TC School TC School

A pandemia do Covid-19 e a guerra do petróleo fizeram muita gente testar o limite da tolerância ao risco nas últimas semanas.

Nem todos conseguiram passar ilesos pelo teste, mas muitos sentiram na pele que a tolerância não era aquela dita ou confirmada ao fazer qualquer tipo de questionário na internet.

Você pode até achar que suporta os altos e baixos do mercado, que está pronto para entrar na renda variável sem medo, mas só vai saber, realmente, sua tolerância ao risco quando sentir o frio na barriga pela primeira vez.

Será quando um ativo seu sofrer uma correção – se tiver sorte será apenas um – que você vai entender do que estou falando.

Até lá, não adianta falar muito. Tudo será teoria. E, até pouco tempo atrás, tudo era só teoria… agora, é uma realidade bem dolorosa.

É importante saber reconhecer e separar bem a tolerância e a capacidade de correr risco. Quem não sabia muito bem qual a diferença entre os dois, pode ter se dado mal nas últimas semanas.

Vamos direto ao ponto

Quando falamos de tolerância ao risco, boa parte dos investidores dizem ser arrojados, que conseguem suportar grandes variações, mostram-se super determinados.

É bonito falar isso!

Afinal, temos uma convenção na sociedade que mostrar fraqueza é errado, torna você menor.

E, nesse caminho, dizer que não tem grande tolerância é como se assume o posto de covarde. E ninguém quer ser covarde.

Nesse caminho, é importante lembrar uma premissa básica:

Rentabilidade e risco estão diretamente ligados. Quanto maior a rentabilidade desejada, maior o risco implícito.

Ou seja, na gana de ganhar muito dinheiro, o investidor não pode se esquecer que também correrá um risco elevado de perder o que tem.

Na teoria é fácil falar que aceita e suporta, mas na prática é bem diferente.

Diz aí como era sua percepção ao risco antes e depois da crise? Pode comentar lá no Twitter que não tem problema.

Se a tolerância ao risco a gente só conhece de fato na prática, o que seria a capacidade de risco?

Nada mais é do que a capacidade financeira que você tem para suportar grandes riscos, ou seja, grandes variações.

A capacidade é muito importante principalmente para quem opera alavancado ou se aventura a vender a descoberto.

Não respeitar o limite financeiro, que é matemático, não imaginário, é pedir para sair do jogo (lembre aqui o texto da semana passada sobre a importância de se manter vivo para o dia seguinte).

Você pode até desejar correr muito risco, mas não tem capacidade suficiente para isso.

E como definir?

Teste sua tolerância, avalie sua capacidade.

Se a tolerância for menor que a capacidade, respeite a tolerância. Se a capacidade for menor que a tolerância, respeite a capacidade.

O prudente é sempre seguir a menor indicativo.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub