TC School / Educação Financeira

4 – Bolo, guaraná e muita economia para você: como não gastar muito no aniversário

10/02/2020 às 10:19

Felipe Pontes Felipe Pontes

Aniversário chegando e, com isso, vem aquela vontade de comemorar com amigos e familiares. Animação em alta, mas… E o dinheiro?

Em homenagem a Felipe Pontes, o diretor de educação do TradersClub, hoje vou focar no dilema do planejamento financeiro e as festas. Tudo bem que ele não precisa se preocupar tanto em economizar para comemorar com os amigos e familiares. Mas sempre é bom ficar atento em meios de não gastar demais.

Para quem gosta de fazer festa, o aniversário talvez seja o ápice do ano. É a hora de reunir as pessoas que gosta, ter todo mundo à sua volta e festejar. A vontade de comemorar é tão grande que sequer pensa no lado financeiro. E aí depois vem a ressaca, que se fosse somente a da bebida já estaria de bom tamanho.

Mesmo em momento de festa, a regra básica é: não gaste mais do que tem. Ela deveria servir em todos os momentos, mas algumas vezes nos esquecemos e trocamos as bolas.

Existem, contudo, alguns meios de evitar que a empolgação nos complique. Então, veja abaixo algumas formas de economizar nas comemorações de aniversário:

  • Pense bem na lista de convidados. Nada de querer chamar todo mundo só por simpatia ou para agradar. Sugiro chamar quem realmente você quer ter por perto. Se alguém te questionar, abusa da sinceridade e diz que a grana está curta mesmo.
  • Comida simples. Se vai fazer um almoço ou jantar, nada de querer abusar. Vai no simples e prático.
  • Planejamento. Faça as compras ao longo dos meses ou semanas anteriores à festa. Isso no caso de fazer a festa em algum espaço. Você pode comprar aos poucos para não deixar o gasto alto na véspera da comemoração.
  • Bares com cartões/cartelas individuais. A melhor maneira de comemorar! Chama os mais próximos, cada um a paga o seu, todos comemoram, todos se divertem e a amizade continua.

A última opção é a minha preferida. Assim nada de gastos excessivos para que os outros ainda saiam falando mal. Você não se endivida e ainda sobra um dinheirinho para comprar um presente especial, afinal, você merece.

Mas, aproveitando o aniversário de Felipe, quero adiantar que todos estão convidados para o jantar de hoje, às 20h00, tudo bancado pelo nosso diretor. Pode chamar ele no Twitter que ele confirma o local.

Nota do editor: isso é brincadeira de Raphael. Eu sigo bem as dicas dele, então… cada um paga o seu!

 

Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub