TC School / Economia & investimentos

Economia: entenda o que é Copom e quais as suas atribuições

15/09/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, falaremos sobre um dos órgãos que mais influenciam a vida dos investidores, o Comitê de Política Monetária do Banco Central ou simplesmente Copom. Assim, para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:

  • Copom: quais as atribuições desse comitê?
  • O que é Selic?
  • Próximas reuniões do Copom
  • Conclusão

Boa leitura!

arte copom

Leia mais sobre economia:

Copom: o que é?

De acordo com o Banco Central, o Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão do Banco Central, formado por seu Presidente e diretores, que define a taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic, a cada 45 dias. Esse conselho é regulamentado pela Circular n° 3.868 de 19/12/2017 do Banco Central a qual define as principais atribuições desse órgão.

Dessa forma, é possível perceber a importância das decisões do Copom no mundo dos investimentos, já que esse órgão define nada mais nada menos que a taxa de juros básica da economia brasileira: a Taxa Selic.

O que é SELIC?

Primeiramente, gostaria de fazer uma pergunta: você sabe o que a sigla SELIC? Apesar de ser um termo comum no mercado financeiro “Selic para lá, Taxa Selic para cá” muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre o que essas cinco letras significam

Dessa forma, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou apenas SELIC é um sistema para registro e custódia de transações com títulos públicos federais (títulos do Tesouro e do Banco Central) e depósitos interfinanceiros (Carvalho et al.). Assim, a Taxa Selic, conhecida como taxa de juros básica da economia é definida pela Circular n°2900, de 24 de junho de 1999 como “a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) para títulos federais”.

Assim, a Selic é a taxa de referência para os bancos no momento de conceder empréstimos e financiamentos. Esse valor indica a taxa média de juros que o Governo brasileiro paga por empréstimos. Dessa forma, quando a Selic está alta, existe incentivo por parte dos bancos para emprestar ao governo Governo. Com uma Selic mais baixa, os bancos precisam assumir mais riscos para manter a rentabilidade, procurando o consumidor final.

Vale destacar que quanto menor a taxa Selic, menor ficam os rendimentos de aplicações de renda fixa. Assim, os investidores que desejam manter o padrão de rentabilidade precisam assumir mais riscos, principalmente ingressando no mercado de renda variável. Se você ainda não investe, temos um curso gratuito que pode ser acessado aqui.

O que influencia a decisão do Banco Central na hora de definir a Taxa Selic?

Você pode estar pensando: o que influencia o Banco Central a definir o nível da Taxa Selic? Por exemplo, será que o objetivo principal da definição da taxa básica de juros é aumentar o PIB do país?

A resposta é não!

A alteração (para cima ou para baixo) na Taxa Selic visa primeiramente atingir a meta de inflação proposta pelo Banco Central. Apesar de levar vários fatores macroeconômicos em conta, a principal missão do Banco Central é “Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente”. Perceba a parte da estabilidade do poder de compra da moeda, isso significa que o Banco Central deve combater a inflação, ou pelo menos proteger a economia brasileira desse fenômeno econômico.

Próximas reuniões do Copom

De acordo com as informações disponibilizadas pelo site do Banco Central, o calendário de reuniões de 2020 e 2021 já está disponível, é possível encontrar as datas reservadas abaixo. As reuniões acontecem em dois dias, geralmente terças e quartas-feiras, e ao final do último dia de reunião (18h da quarta-feira) os comunicados das decisões são disponibilizados ao público

datas próximas reuniões do copom

Fonte: site do Banco Central

Atas de reunião do Copom

Às 8h da terça-feira da semana posterior a cada reunião, uma ata é disponibilizada informando ao público geral os detalhes que levaram o Banco Central a tomar aquela decisão sobre a taxa de juros básica da economia. Por exemplo, a ata da reunião passada está disponível neste link.

Conclusão

Por fim, espero que esse texto tenha ajudado a entender o que é Copom, Selic e como eles influenciam a vida dos investidores. Fiquem ligados que em breve teremos mais textos da série “Economia para investidores”!

Referências

CARDIM DE CARVALHO, F. et al. Economia Monetária e Financeira: teoria e política. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 2001.

Lucas Costa Santos
Lucas Costa Santos
Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub