TC School / Derivativos

Precificação de opções: entenda a grega Theta

13/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Utilizada na análise e precificação de opções, falarei sobre a análise da grega Theta na precificação de opções. Para um melhor entendimento, abordarei os seguintes tópicos:

  • A grega Theta: como interpretar esta grega nas análises de opções
  • Como utilizar o Theta nas estratégia com opções

Boa leitura!

grega theta

Leia mais sobre as gregas e precificação de opções:

A Grega Theta

Esta é a grega mais conhecida e temida pelos compradores de opções. Por outro lado, é a menina dos olhos dos vendedores. Esta grega é responsável por medir a principal característica deste instrumento financeiro. Em outras palavras, o Theta é o responsável pelo tempo de vida da opção (ver Hull 2016). Aliás, esta é a diferença fundamental das opções para outras classes de ativos.

O Theta é a taxa em que o prêmio da opção cai e é medida por unidade de tempo (dia) e expresso em centavos. Mesmo que uma opção aumente de preço de um dia para o outro, o Theta continua agindo negativamente, ou seja, esta grega sempre é negativa, até o vencimento do contrato.
O valor extrínseco de uma opção é composto pela expectativa, e dentro da expectativa está incluso o fator tempo, logo, cada dia que passa, isolando outras variáveis, menor é o extrínseco, puxado negativamente pelo theta.

Dito isso, uma característica importante das opções OTM é o maior valor extrínseco, logo, com o passar do tempo, esse tipo de opção tende a perder muito mais prêmio do que opções ATM ou ITM pelo simples fato de que, quanto mais o tempo passa, menores são as expectativas para o exercício do direito, seja de compra ou de venda. Ou seja, opções OTM tem um Theta maior, consequentemente perdem mais prêmio com o passar do tempo.

Estratégia com o Theta

Ao comprar opções fora do dinheiro, naturalmente paga-se por valor extrínseco (expectativa e tempo). Logo, uma estratégia bastante utilizada no mercado é a venda de valor extrínseco, ou seja, apostar que a expectativa de alta precificado na opção não se concretizará e seu prêmio tenderá a 0.

Existem duas principais formas de vender uma opção: venda de call ou venda de put. Para minimizar os riscos da operação, no caso da venda da put, é necessário ter o valor financeiro total do exercício da opção em caixa. Já no caso da venda da call, deve-se ter as ações em custódia. O resultado dessas operações será positivo se o tempo passar e o preço do ativo objeto não superar o preço de exercício da opção vendida.

Por exemplo: utilizando uma ferramenta de precificação por Black & Scholes e isolando as gregas, é possível verificar que o Theta da opção VVARG187 está em -0,015. Em outras palavras, a cada dia que passa, a opção de compra de VVAR3 com vencimento em 20/07/2020 e preço de exercício em R$18,70, perde 1,5 centavo de prêmio, apenas pela passagem do tempo.

Por último, podemos resumir a grega Theta como:

O Theta é maior nas opções ATM, apesar de proporcionalmente ter maior influência no prêmio das opções OTM. Logo, quanto mais perto do vencimento, maior o theta em ambas.

Referências

HULL, John C. Opções, futuros e outros derivativos. Bookman Editora, 2016.

 

Lucas Uhlig
Lucas Uhlig
Formado em Administração de Empresas e Analista de Finanças pela FGV-Rio. Atua como contribuidor e community manager no TradersClub.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub