26/06/2020 às 12:00

Precificação de opções: entenda a grega Gama

TC School TC School

Nesse texto, falarei sobre a grega Gama na análise e precificação de opções. Para um melhor entendimento, dividi o texto entre os seguintes tópicos:

  • A grega Gama – conceito e análise dessa variável na precificação de opções
  • Como utilizar esta variável na análise de opções?

Boa leitura!

grega gama

Leia mais sobre opções e derivativos:

A grega Gama

O Gama mede taxa de variação do Delta. Ou seja, significa quanto o Delta irá oscilar para cada variação de R$ 1 no preço do ativo objeto. Também expresso em termos percentuais, a cada 1% ou 0,01 do Gama, significa que o Delta oscilará 1% a cada variação de R$1 no ativo objeto.

Nesse sentido, o Gama é o que determina quanto a opção oscilará em relação a variação do ativo objeto. Ela é maior nas opções ATM e menor em opções OTM e ITM – pois está ligado a velocidade de alteração do Delta. Logo, quanto menos o Delta variar, menor será o Gama.

Outro ponto importante em relação ao Gama, é que quanto maior a volatilidade ou a força do movimento, seja de alta ou de baixa, maior é a variação percentual do Gama, visto que com movimentos maiores, o Delta tende a movimentar-se mais percentualmente.

Exemplificando

Um exemplo desta variação mais abrupta na grega Gama está relacionada à última semana do contrato de uma opção – como não há mais Theta (variabilidade do prêmio), o valor extrínseco da opção diminui e fica mais suscetível a volatilidade do ativo objeto. Se a volatilidade aumenta, o Gama vai aumentar, pois a probabilidade do exercício também aumenta, e consequentemente o prêmio da opção também aumentará. Mas da mesma forma, se o ativo cair, a velocidade de queda do Gama, e por consequência do Delta, vai comprimir o prêmio da opção, mesmo com a volatilidade maior – pois a probabilidade de exercício, no caso de uma opção de compra, também vai diminuir. Este movimento torna-se muito mais acentuado em opções ATM, que possuem Delta próximo de 50%.

Resumindo a grega Gama

Em resumo, a grega Gama está muito mais relacionada com a velocidade de variação do Delta, que por sua vez está relacionado à variação de preços do ativo, do que com a precificação da opção propriamente dita, sendo necessário observar outras gregas em conjunto para conseguir realizar uma análise mais assertiva.

Podemos resumir a análise da grega Gama da seguinte forma:

  1. Em opções ATM (dentro do dinheiro) o Gama é maior, visto que existe uma probabilidade de 50% de exercício (Esta probabilidade de 50% está relacionada ao Delta, como vimos acima), enquanto em opções OTM e ITM, o gama é menor
  2. Com a passagem do tempo, o gama pode aumentar de forma expressiva em opções ATM, enquanto reduz em opções ITM e OTM.
  3. O Gama deve sempre ser observado em relação ao Delta

Bons investimentos!

Lucas Uhlig

Lucas Uhlig
Formado em Administração de Empresas e Analista de Finanças pela FGV-Rio. Atua como contribuidor e community manager no TradersClub.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub