27/02/2019 às 16:20

12 – O valor contábil é o valor de fato da empresa?

Felipe Pontes Felipe Pontes

Indo direto ao assunto, a resposta é não!

O valor registrado na contabilidade dificilmente refletirá o valor “justo” dos ativos e dos passivos, porque a contabilidade é limitada pelos princípios e normas, que são usados para padronizar a informação e proteger os usuários da informação contábil.

Uma dessas limitações é o uso do custo histórico, principalmente em países como o Brasil, que têm um nível relativamente alto de inflação.

O custo histórico é importante, porque ele aumenta a confiabilidade do número reportado, por ser observável e verificável. Se uma empresa compra um terreno, eu tenho como ver a documentação que me informará qual foi o custo de fato daquele terreno.

Todavia, a objetividade e verificabilidade acaba nos tirando um pouco da relevância da informação, visto que muitos ativos não são reavaliados após o seu reconhecimento inicial.

Sendo assim, com base no uso do custo histórico (e outros princípios contábeis geralmente aceitos) e do efeito inflacionário, não podemos dizer que o valor contábil de uma empresa é o valor justo dela.

Mas, a partir dos números contábeis, podemos fazer alguns ajustes e estimativas para chegar a uma aproximação do valor justo.

A esse processo se dá o nome técnico de valuation.

O modelo mais usado de valuation é o fluxo de caixa descontado que parte do princípio de que o valor de uma empresa que está em continuidade nas suas operações é dado pelo valor presente dos benefícios (fluxos de caixa) que os investidores estimam receber por causa do investimento na empresa.

Em linhas gerais, é preciso fazer a projeção dos fluxos de caixa para vários anos e descontar a valor presente usando uma taxa de desconto que é chamada de custo do capital.

Após esse processo de desconto, efetuam-se alguns ajustes finais nas contas patrimoniais para, enfim, chegar ao valor da empresa.

Esse processo será detalhado na grade de textos sobre valuation.

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub