Contabilidade e investimentos: dois irmãos que devem andar juntos

18/02/2019 às 16:32

1 – Contabilidade e investimentos: dois irmãos que devem andar juntos

Felipe Pontes Luiz Felipe de Araújo Pontes

Investir em ações é como montar um time de futebol, e para ser um bom técnico você precisa, dentre diversas características e habilidades, ter conhecimento detalhado sobre cada jogador
do seu time para saber em quem confiar na hora de fazer a escalação – como no filme “Moneyball”, com Brad Pitt.

Neste artigo você entenderá como a contabilidade pode te ajudar nas suas decisões de investimento.

CONTABILIDADE: O TELÃO NO CAMPO DE FUTEBOL OU AS INFORMAÇÕES DE BRAD PITT?

Você já se imaginou sendo técnico de um time de futebol sem conhecer os seus jogadores?

Deve ser assustador se ver no meio de um jogo importante, mas sem saber com quem pode contar para cada situação – principalmente se esse for o jogo mais importante da sua vida (financeira).

É assim que os investidores em ações devem se sentir quando resolvem comprar ações de empresas que não conhecem, por causa de uma dica. Eles normalmente acabam se assustando quando veem os preços derreterem sem motivo aparente.

Um Professor meu costumava dizer que, para o empresário, a Contabilidade é como o telão com o placar e o tempo do jogo. Sem saber quanto tempo falta e nem quanto está o jogo, o empresário fica perdido sem saber em que jogador confiar.

Eu vou além, para o caso do investidor em ações: a Contabilidade não é só o placar (lucro ou prejuízo). A Contabilidade nos mostra mais do que o placar, a exemplo de quanto cada jogador evoluiu ao longo dos anos (criação e crescimento das novas fontes de receita em relação à receita total), quão eficientes os jogadores se tornaram (gastos para se obter receita e gerar lucro), quão defensivo ou agressivo o jogador é (alavancagem), ou quão esforçado o jogador é para desenvolver novas habilidades (gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou aumento da capacidade produtiva).

O QUE É ESSA SÉRIE DE TEXTOS SOBRE CONTABILIDADE

Essa série de textos que eu produzi para o TradersClub tem a função de ajudar vocês, investidores brasileiros, a usarem a informação contábil para auxiliar no seu processo de tomada de decisão.

Entender os números contábeis e quais são as implicações das escolhas e eventos para a geração de lucros e fluxos de caixa futuros fará com que o investidor se sinta muito mais seguro ao comprar uma ação e até mesmo a não querer vender de forma precipitada quando os preços despencarem por algum motivo (principalmente um motivo não relacionado à empresa).

Feita esta introdução, vamos aos tópicos específicos que serão tratados nessa série de textos:

  • Débito e Crédito: a ação e reação aplicada ao mundo corporativo
  • A natureza das contas e os conceitos básicos de contabilidade
  • Balanço Patrimonial: uma foto numérica do patrimônio da empresa
  • Demonstração do Resultado do Exercício: o lucro é realmente tão importante assim?
  • Demonstração do Resultado Abrangente: o lucro é o fim?=
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa: cash is king
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: para onde os lucros são destinados?
  • Demonstração do Valor Adicionado: como a riqueza é distribuída?
  • Notas Explicativas: ou nem tanto assim
  • Analisando os números contábeis em conjunto
  • O valor contábil é o valor de fato da empresa?
  • Você já sabe tudo sobre Contabilidade?

A “Contabilidade é a linguagem dos negócios” (Warren Buffet) e “todo mundo deveria ser alfabetizado em Contabilidade” (Eugene Fama).

Eu e o TradersClub estamos fazendo a nossa parte para ajudar nessa alfabetização. Mas é preciso que você, investidor, faça a sua parte estudando e usando para tomar suas próprias decisões de investimento.

Vamos juntos!

Felipe Pontes

Luiz Felipe de Araújo Pontes

Universidade Federal da Paraíba

Possui doutorado (2013-2016 - UnB/UFPB/UFRN), mestrado (2011-2012 - UnB/UFPB/UFRN) e graduação (2007-2010 - Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes) em Contabilidade. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Finanças e Contabilidade, nos cursos de graduação e pós-graduação), onde é Editor Geral da Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin), coordena o Projeto de Extensão Olimpíada Interna de Contabilidade e o Projeto de Monitoria em Finanças Quantitativas, além de orientar alunos de PIBIC e manter os blogs Contabilidade & Métodos Quantitativos (contabilidademq.blogspot.com) e Finanças Aplicadas Brasil (financasaplicadasbrasil.blogspot.com). É vice-coordenador do Projeto Sala de Ações (Departamento de Economia) e tem experiência com avaliação de empresas, análise fundamentalista e seleção de carteiras.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub