TC School / Contabilidade financeira

24 – A importância do comitê de auditoria na redução dos problemas informacionais das empresas

30/01/2020 às 13:04

Felipe Pontes Felipe Pontes

Certamente você já ouviu falar em conflito de agência, correto? Esse termo se refere, na maioria dos casos, a confrontos entre os interesses dos acionistas de uma organização e seus gestores.

Esses conflitos podem resultar em problemas de agência, os quais são:

  1. a) assimetria de informação
  2. b) seleção adversa
  3. c) risco moral

Neste texto vamos focar no problema específico de assimetria informacional.

Para entender bem esses conceitos de assimetria informacional no mercado de capitais assista ao vídeo no canal do TradersClub:

Esse problema reflete a incompletude e imperfeição das informações disponibilizadas no mercado. É claro que as informações que os executivos e gestores possuem é diferente da informação que os investidores possuem, e conforme alguns autores já haviam destacado (Han et al., 2014), são os gestores e executivos que possuem informações privadas e privilegiadas sobre o potencial econômico das empresas, enquanto os investidores ficam com informações limitadas.

Para entender como você pode acompanhar os trades de que tem acesso à informação privada, acesse o nosso texto

Cientes desse problema de assimetria informacional, como podemos minimizá-lo? A literatura nos responde: por meio de mecanismos de governança corporativa.

A governança corporativa surgiu com o intuito principal de alinhar interesses entre gestores e acionistas, o que impacta diretamente na redução de assimetria informacional.

Dentre os mecanismos de governança corporativa, está o comitê de auditoria.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o comitê de auditoria tem como objetivo proteger os investidores e as demais partes interessadas por meio da supervisão da gestão dos processos internos e da garantia de integridade e efetividade destes, a fim de produzir relatórios financeiros de maior confiabilidade.

No Brasil, pouco sabemos sobre a relação entre esses temas (assimetria informacional e comitê de auditoria) na prática, uma vez que o comitê de auditoria é um mecanismo não obrigatório.

Por isso, objetivamos neste artigo analisar a influência do comitê de auditoria e de suas características na assimetria da informação e vamos lhe contar o que descobrimos logo a seguir.

Boa leitura!

1. Como a pesquisa foi desenvolvida

Realizamos a nossa análise em empresas listadas no índice IBRx100, pois são as empresas com maior volume de negociação na bolsa de valores. Consideramos as informações destas empresas durante um período de 5 anos (de 2012 a 2016).

Das empresas listadas no IBRx100, acabamos com uma amostra final de 72 empresas, devido a exclusão de empresas sem informações para cálculo das variáveis necessárias e das empresas financeiras, as quais possuem características consideravelmente distintas das demais.

Para análise, trabalhamos com amostras diferentes. Primeiro, consideramos as 72 empresas para verificar a influência do comitê de auditoria na assimetria informacional. Contudo, ao analisar a influência das características do comitê de auditoria, consideramos apenas as empresas que possuíam de fato o comitê. Por isso, nesse segundo momento a amostra foi reduzida.

Para calcular o nível de assimetria informacional de cada empresa, utilizamos como proxy o bid-ask spread. Essa proxy considera o bid (melhor oferta de compra) e o ask (melhor oferta de venda). A lógica desta proxy é que em mercados onde os compradores possuem informações simétricas, estes comprariam e venderiam pelo mesmo preço, o que reflete em um bid ask de valor igual a zero.

Portanto, o maior valor do bid ask spread representa que há maior diferença nos valores que os compradores estão dispostos a pagar e os vendedores dispostos a vender. Calculamos o bid ask spread com dados de três momentos distintos: 1) pela média diária do exercício; 2) pela média diária de até 3 meses após o exercício e; 3) pela média diária de até 6 meses após o exercício.

As características do comitê de auditoria analisadas foram a independência e a expertise. A independência representa se o comitê de auditoria é constituído por membros externos sem função executiva. A expertise representa se o comitê de auditoria é constituído por pelo menos um membro com especialidade financeira, conforme determina a Lei Sarbanes-Oxley. Ambas as medidas são variáveis binárias.

Consideramos ainda como medidas de controle para os modelos econométricos o tamanho das empresas, a rentabilidade sobre o patrimônio líquido e o endividamento. Além de controle de efeito fixo de setor e ano.

 

2. Resultados da pesquisa

– Ao analisar a medida de bid ask spread, observamos que a assimetria informacional tende a diminuir nos meses posteriores ao término do exercício (3 e 6 meses posteriores), o que pode ser decorrente do fato de que nesses períodos posteriores as empresas divulgam seus demonstrativos e relatórios aos usuários externos, o que pode ser um dos fatores responsáveis por minimizar a assimetria informacional nesse período temporal.

– Empresas que possuem comitê de auditoria não necessariamente possuem menor assimetria informacional. Isso pode ser compreendido com base em Han et al. (2014), que alertam sobre o fato de que por vezes o comitê de auditoria não é eficaz ao detectar as informações ocultadas pela administração.

– Ao analisar as características do comitê de auditoria, constatamos que empresas que possuem pelo menos um membro no comitê que tenha expertise financeira também possuem os menores níveis de assimetria informacional.

– A independência do comitê de auditoria não se mostrou uma característica capaz de minimizar a assimetria informacional.

 

3. Reflexões práticas acerca da pesquisa

Essa pesquisa serve como alerta à acionistas, investidores e demais usuários externos, ao compreender que o fato de as empresas possuírem o comitê de auditoria como mecanismo de governança corporativa por si só, não é capaz de melhorar o contexto informacional envolvendo os gestores e acionistas.

Comitês de auditoria que possuem pelo menos um membro com expertise financeira, por outro lado, são mais propensos a cumprirem com seu objetivo de reduzir a assimetria informacional. Isso pode ser útil para empresas, que podem apostar nessa característica do comitê de auditoria como forma de melhorar seu contexto informacional, bem como para investidores que tem nessa informação um indício de um contexto informacional menos assimétrico.

 

Ígor Leite
Caroline Soschinski
Doutoranda em Ciências Contábeis pela FURB
Contribui com textos educacionais para o TC School

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub