27/11/2019 às 19:31

6 – Conheça as principais certificações do mercado financeiro: CPA, CEA, CNPI, CGA e CFA

Felipe Pontes Felipe Pontes

Neste artigo nós apresentamos um resumo das principais certificações do mercado financeiro. Decidimos agrupá-las por dificuldade da certificação, com um rápido comentário sobre cada uma, de modo que você possa ter uma visão geral sobre o assunto. Caso queira se aprofundar, temos textos específicos no TC School sobre cada uma das certificações – clique aqui para acessá-los.

Assista também ao nosso vídeo falando sobre certificações no mercado financeiro.

 

CPA 10, CPA 20 e CEA

As Certificações Profissionais ANBIMA, mais conhecidas como CPA-10 e a CPA-20, são certificações desenvolvidas pela ANBIMA para certificar profissionais que atuam em agências bancárias e cooperativas de crédito. Elas servem para atestar o conhecimento do profissional sobre os diversos produtos de investimento.

Acima das certificações CPA 10 e CPA 20, a Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA – CEA certifica profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição.

A Certificação de Especialista em Investimentos, está acima da CPA 20, que, por sua vez, está acima da CPA 10. Logo, o profissional com CEA pode exercer o trabalho dos profissionais com CPA 10 e CPA 20.

Para obter as certificações apresentadas é necessário realizar uma prova desenvolvida pela ANBIMA. Os assuntos abrangem o Sistema Financeiro Nacional, Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; Noções de Economia e Finanças; Princípios de Investimento; Fundos de Investimento; Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa; Previdência Complementar Aberta.

Leia mais sobre as certificações CPA 10, CPA 20 e CEA neste artigo do TC School.

 

CNPI

A Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) é uma das certificações obrigatórias para quem quer trabalhar como analista no mercado financeiro. Essa certificação foi desenvolvida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC) e objetiva elevar os padrões dos profissionais de investimento brasileiros a níveis internacionais.

Esse tipo de certificação é destinada aos profissionais que desejam atuar nos seguintes campos: Administração de Recursos, Consultoria financeira, Análise e Pesquisa Financeira
Investment Banking, Finanças Corporativas, Administração de Riquezas, Relações com Investidores, Vendas e Operações nos Mercados Financeiros e de Capitais. Ela é obrigatória para os profissionais que quiserem exercer a função de Analista de Valores Mobiliários.

Para obter a certificação, é necessário ter algum curso superior e passar na prova. Os conteúdos são divididos em três blocos: conteúdo brasileiro, global e técnico. O candidato poderá se inscrever separadamente em qualquer dos três exames.

Para obter a certificação Fundamentalista (CNPI) o candidato deve focar nas provas de conteúdo brasileiro e global. Para obter a Técnica (CNPI-T), ele deve passar na prova de conteúdo brasileiro e técnico. O analista pleno, que quer trabalhar com análise fundamentalista e técnica, deve fazer as duas provas.

Saiba mais sobre essa certificação em nosso artigo sobre a certificação CNPI.

 

CFP

A Certified Financial Planner – CFP® é a certificação mais indicada para planejadores financeiros, que atuam na área de finanças pessoais e planejamento de aposentadoria e metas pessoais. Esta é uma certificação internacional emitida pelo Financial Planning Standards Board – FPSB, entidade que gerencia, divulga e controla a Certificação CFP® nos diversos países.

A CFP é uma certificação de distinção e possui caráter voluntário. Porém, ela tornou-se obrigatória para os profissionais de private banking dos bancos afiliados à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA.

Para obter a certificação, o candidato precisa passar em uma prova especifica com 140 questões. A prova aborda vários assuntos de planejamento financeiro e ética, gestão de investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal, planejamento sucessório.

Além disso, é preciso comprovar experiência profissional optando por uma das duas regras:

  1. Comprovar três anos de experiência não supervisionada, ou
  2. Comprovar um ano de experiência supervisionada.

Leia mais sobre a certificação Certified Financial Planner – CFP® em nosso artigo especifico.

 

CGA

A Certificação de Gestores da ANBIMA (CGA), é uma das mais importantes certificações nacionais criada pela ANBIMA. A CGA objetiva certificar os profissionais que atuam em asset managements. Ou seja, os bancos de investimento, fundos de investimento e demais serviços de gestão e alocação de recursos.

A prova para obtenção da CGA é composta por 60 questões, divididas em 21 temas e subdividida em dois módulos. O tempo máximo de duração é de 3 horas. Para passar na prova é necessário obter uma nota superior a 70%. Por fim, como muito profissionais já possuem a certificação CFA®, a ANBIMA decidiu adaptar a prova da CGA para os já certificados.

Quer sabe mais sobre a certificação CGA? Temos um artigo explicando os detalhes da certificação na TC School aqui.

 

CFA

A Chartered Financial Analyst – CFA® é a principal certificação do mercado financeiro. Ela é aplicada pelo CFA Institute, uma organização internacional presente em diversos países e é indicada para os profissionais que buscam comprovar conhecimento e expertise em uma gama de tópico de finanças e gestão de investimentos. O profissional com CFA atua na gestão de fundos de investimento, em clubes de investimentos e em family offices.

Para obter a certificação, é necessário seguir um longo processo seletivo. Primeiro é preciso passar nos exames que apresentam três níveis de currículo. Depois, o profissional deve comprovar experiência de trabalho relacionado com tomada de decisão de investimento ou na produção de produtos de investimento. Em seguida, deve-se fornecer de 2 até 3 referências profissionais. Por fim, o profissional deve pagar as quotas anuais.

Para saber mais detalhes sobre o exame CFA, vale ler o nosso artigo sobre o tema.

 

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub