25/11/2019 às 15:15

4 – Certificações do Mercado Financeiro: seja um gestor de recursos com a CGA

Felipe Pontes Felipe Pontes

Dentre as certificações nacionais, a Certificação de Gestores da ANBIMA (CGA), é a mais importante das certificações criadas pela AMBIMA. A CGA objetiva certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros. Ou seja, estamos falando de pessoas e asset managements que gerenciam os recursos de terceiros: bancos de investimento, fundos de investimento e demais serviços de gestão e alocação de recursos.

Como estes profissionais costumam gerir milhões (e até bilhões) de reais em recursos de terceiros, uma certificação foi criada para atestar o conhecimento do profissional e ajudar a garantir que ele tome as melhores decisões possíveis em favor dos clientes.

Note que esta certificação é diferente das outras certificações ANBIMA, como a CPA 10, CPA 20 e CEA, as quais são indicadas para profissionais que atuam em bancos de varejo e em setores de private banking. A CGA também é diferente da CFP®, por focar na gestão de investimentos institucionais e não exclusivamente em pessoas físicas. Ela difere das certificações CNPI, por lidar com a gestão de recursos, sejam de renda fixa ou variáveis. Neste último ponto, a CGA assemelha-se à CFA® por apresentar um conteúdo programático similar, porém sem o caráter internacional da CFA®.

Então, quer saber mais sobre a CGA? Neste pequeno artigo, vamos apresentar o básico de como obter a certificação, o conteúdo programático e os custos do processo.

 

Tornando-se um profissional certificado com a Certificação de Gestores da ANBIMA CGA

Para tornar-se um profissional certificado com a CGA, é necessário obter uma média de aproveitamento de 70% na prova. Diferente da certificação CFA, nesta prova não são feitas exigências quanto à atuação profissional ou referências profissionais para realizar a prova. A prova é composta por 60 questões, divididas em 21 temas e subdividida em dois módulos. O tempo máximo de duração é de 3 horas.

 

Inscrições e Requisitos

Diferente da prova da CFA®, a certificação CGA não apresenta pré-requisitos de escolaridade mínima. A prova para CGA pode ser realizada em alguns períodos do ano, já que a procura pela certificação não é tão alta.

 

Conteúdo dos Módulos 1 e 2

A prova da certificação CGA é dividida em dois módulos. Abaixo apresentamos a separação atual dos conteúdos em cada um dos exames aplicados e os pesos atribuídos por conteúdo.


O que cai em cada um dos tópicos da prova para CGA?

Dentro de cada um dos conteúdos exigidos nos dois módulos do exame, existem assuntos que a ANBIMA julga mais importantes para o candidato. Abaixo, temos um resumo dos principais conteúdos cobrados em cada um dos tópicos apresentados anteriormente.


CGA para quem já tem a CFA®

Sabendo que muito profissionais já possuem a certificação CFA®, a ANBIMA decidiu adaptar a prova da CGA para os já certificados com a CFA®. Logo, o profissional que já tem a CFA® pode optar por fazer a Certificação de Gestores ANBIMA para profissionais CFA, que certifica exclusivamente os profissionais que possuem a certificação internacional CFA.

A diferença entre a prova CGA completa e a prova CGA para quem possui a CFA® está no conteúdo. O programa da CGA-CFA é composto por 10 grandes temas: Economia; Análise de Relatórios Financeiros; Finanças Corporativas; Mercados; Renda Variável; Renda Fixa; Derivativos; Ética; Legislação e Regulação; e Investimentos Alternativos.

Neste caso, a prova apresenta 50 questões e 2 horas e 30 minutos de duração máxima. Vale lembrar que o Módulo 2 da CGA é desconsiderado nesta versão.

 

Custos do exame

A CGA apresenta o maior custo dentre as certificações nacionais. A ANBIMA cobra uma taxa de R$ 549,00 para os associados e de R$ 659,00 para os não associados.

 

Conclusão

A certificação CGA busca certificar os profissionais que desejam atuar como gestores de recursos em fundos de investimento e gestoras. A CGA é a principal certificação nacional oferecida pela ANBIMA, e apresenta uma ampla quantidade de assuntos cobrados em seus dois módulos de exame.

Similar ao CFA®, a certificação CGA é um salto para os profissionais que desejam comprovar conhecimento em tópicos de economia e métodos quantitativos, avaliação de ações e títulos, finanças corporativas e, principalmente, gestão de carteiras de investimento.

 

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub