19/11/2019 às 14:52

1 – Certificações do mercado financeiro: entenda a CPA-10, CPA-20 e CEA

Felipe Pontes Felipe Pontes

Estamos começando uma nova seção de textos sobre as certificações do mercado financeiro. Algumas certificações são obrigatórias e outras não. A ideia de termos colocado esses textos na área de textos “Antes de Começar” é para que o investidor iniciante tenha uma ideia geral de conteúdos que valem o estudo, do básico ao avançado.

No Brasil, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) representa instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Dentre as várias funções da ANBIMA, existem as certificações criadas para garantir que os profissionais atuantes no mercado de capitais apresentem níveis aceitáveis de conhecimento e comprometimento com a profissão.

As Certificações Profissionais da ANBIMA, sendo as mais conhecidas a CPA-10 e a CPA-20, são certificações desenvolvidas pela ANBIMA para certificar profissionais que atuam em agências bancárias e cooperativas de crédito. Essas certificações servem para atestar o conhecimento do profissional sobre os diversos produtos de investimento, já que esses profissionais precisam de tal conhecimento no processo de prospecção e venda destes produtos no seu ambiente de trabalho.

Além de certificar o conhecimento sobre os produtos bancários, as provas buscam testar o entendimento do candidato quanto aos padrões éticos que devem ser adotados no relacionamento com os investidores.

Vale notar que essas certificações são Brasileiras e não devem ser confundidas com a CPA americana, que significa “Certified Public Accountant”, a qual é uma é uma designação dada pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA).

Assista também ao nosso vídeo falando sobre certificações no mercado financeiro.

Diferença entre CPA-10 e CPA-20

A principal diferença entre a CPA-10 e a CPA-20 está no conteúdo da prova e no segmento de atuação de ambas. A CPA-20 é destinada aos profissionais que atuam na venda de produtos de investimento em agências bancárias ou em plataformas de atendimento e que para clientes dos segmentos varejo de alta renda, segmento private banking, corporate e investidores institucionais. As provas são cumulativas. Logo, o profissional que obtiver a CPA-20, pode realizar as atividades abrangidas pela CPA-10.

Conteúdo das provas

No geral, a CPA-10 possui cinquenta questões de múltipla escolha e duas horas de duração. Já a CPA-20 apresenta sessenta questões de múltipla escolha e duas horas e trinta minutos de duração. Para passar nas provas, o candidato deve acertar 70% das questões.

Na prova da CPA-10, temos uma divisão nos seguintes temas:

  1. Sistema Financeiro Nacional (Proporção: de 5 a 10%);
  2. Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (Proporção: de 15 a 20%);
  3. Noções de Economia e Finanças (Proporção: de 5 a 10%);
  4. Princípios de Investimento (Proporção: de 10 a 20%);
  5. Fundos de Investimento (Proporção: de 20 a 30%);
  6. Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa (Proporção: de 15% a 25%); e
  7. Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (Proporção: de 5% a 10%).

Na prova da CPA-20, temos uma divisão nos seguintes temas:

  1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (Proporção: de 5 a 10%);
  2. Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor (Proporção: de 15 a 25%);
  3. Princípios Básicos de Economia e Finanças (Proporção: de 5 a 10%);
  4. Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (Proporção: de 17 a 25%);
  5. Fundos de Investimento (Proporção: de 18 a 25%);
  6. Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (Proporção: de 5 a 10%); e
  7. Mensuração, Gestão de Performance e Risco (Proporção: de 10 a 20%).

Logo, podemos dizer que a diferença entre as certificações está no tipo de atendimento, sendo a CPA-20 mais adequada para o setor private banking e alta renda, e na quantidade de questões e conteúdo: a CPA-20 apresenta maior foco em compliance Legal e Ética, inclui temas como instrumentos derivativos e mensuração, gestão de Performance e risco.

 

CEA – Certificação de Especialista em Investimentos

A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA – CEA é uma das certificações desenvolvidas pela ANBIMA para certificar profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição. Esta certificação está acima da CPA-20, que está acima da CPA-10.

 

Comparação entre as certificações CEA, CPA-10 e CPA-20

De fato, a certificação CEA engloba todos os conteúdos cobrados na CPA-10 e CPA-20, fazendo com que a CEA seja a mais indicada para os profissionais que já apresentam longa experiência nos setores de private banking e venda de produtos financeiros de investimento.  Em adição, o profissional certificado com a CEA está habilitado a prestar consultorias personalizadas de acordo com a Deliberação 783 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No geral, é indicado que os profissionais que desejam entrar no ramo da assessoria de investimentos, procurem começar com as certificações CPA-10 ou CPA-20, para, em seguida, obter a certificação mais avançada, já que a última apresenta um conteúdo mais extenso.

Conteúdo das Provas

A prova apresenta setenta questões e uma duração de três horas e trinta minutos. Similar ao que ocorre com a CPA-10 e CPA-20, o conteúdo do programático é composto por sete grandes temas:

  1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (Proporção: de 5 a 15 %);
  2. Princípios básicos de Economia e Finanças (Proporção: de 5 a 15%);
  3. Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (Proporção: de 15 a 25%);
  4. Fundos de Investimento (Proporção: de 10 a 20%);
  5. Produtos de Previdência Complementar (Proporção: de 10 a 15%);
  6. Gestão de Carteiras e Riscos (Proporção: de 10 a 20%); e
  7. Planejamento de Investimento (Proporção: de 15 a 25%).

Percebe-se que, em comparação com os assuntos tratados na CPA-20, a prova da CEA apresenta menor foco em fundos de investimento e uma maior quantidade de questões sobre gestão de carteiras e riscos e planejamento de investimentos.

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub