20/11/2019 às 10:00

2 – Certificações do Mercado Financeiro: Certified Financial Planner – CFP®

Felipe Pontes Felipe Pontes

Dentre as várias certificações disponíveis no mercado financeiro, a Certified Financial PlannerCFP® é a mais indicada para os profissionais que atuam na área de finanças pessoais e planejamento financeiro. Esta certificação internacional é emitida pelo Financial Planning Standards BoardFPSB, entidade que gerencia, divulga e controla a Certificação CFP® nos diversos países. No Brasil, a entidade certificadora é a Planejar Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, afiliada à FPSB.

A CFP é uma certificação de distinção e possui caráter voluntário. Porém, ela se tornou obrigatória para os profissionais de private banking dos bancos afiliados à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de CapitaisANBIMA.

Em adição, a ANBIMA também dispensa os certificados com CFP® da obtenção da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10), Série 20 (CPA-20) e Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA).

Assista também ao nosso vídeo falando sobre certificações no mercado financeiro.

 

O trabalho do Planejador Financeiro

Segundo a FPSB, o planejamento financeiro é um “processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar as pessoas a gerenciar seus negócios financeiros para atingirem as suas metas de vida”. Ao criar suas recomendações, os planejadores financeiros podem revisar todos os aspectos relevantes da situação financeira de um cliente, auxiliando na definição de objetivos e metas financeiras que podem estar em conflito (e.g. objetivos de curto prazo que restringem metas de longo prazo).

Com base nesta definição, o profissional CFP® atua nas seguintes áreas:

  • Planejamento e  montagem de carteiras de investimento com o objetivo de aposentadoria
  • Poupança e geração de renda
  • Auxílio na contratação de seguros
  • Planejamento tributário
  • Negociação de dívida
  • Planejamento sucessório (herança)

 

Requisitos da certificação CFP

Após decidir se a CFP® é a certificação certa para a sua atividade profissional, é preciso iniciar a preparação para a prova. A prova é realizada três vezes ao ano nos meses de abril, agosto e dezembro. Para conseguir a certificação e mantê-la, é preciso seguir uma série de requisitos de aprovação no exame, requisitos de educação continuada, comprovação da experiência profissional e atendimento aos requisitos éticos.

 

Requisitos da Prova para Planejador Financeiro

O primeiro requisito para obter a certificação é passar na prova!

É preciso lembrar que, se o candidato quiser fazer a prova no Brasil, ele deve ter em mente que esta prova é adaptada à realidade nacional. A Planejar – responsável pela aplicação da prova no brasil – adaptou o conteúdo da prova de certificação CFP® aos padrões e à legislação brasileira. A prova da CFP® é composta por 140 questões de múltipla escolha e abrange os seis módulos de acordo com as seguintes áreas de conhecimento (um programa detalhado pode ser obtido aqui):

  1. Planejamento Financeiro e Ética;
  2. Gestão de Investimentos;
  3. Planejamento da Aposentadoria;
  4. Gestão de Riscos e Seguros;
  5. Planejamento Fiscal;
  6. Planejamento Sucessório

A prova pode ser feita no formato completo ou de forma modular. Se o profissional escolher o formato de prova completa, o candidato deve obter um índice de aproveitamento médio igual ou superior a 70% das questões, observado índice mínimo de 50% em cada módulo. Logo, o candidato não pode negligenciar os módulos que não tem aptidão.

Se o profissional escolher a prova modular, ele deve obter um índice de aproveitamento de 70% ou superior em cada módulo, no prazo de até 24 meses ou 6 provas, contados a partir da data da primeira aprovação.

Na tabela abaixo, temos um resumo da quantidade de questões por módulo e o peso de cada um deles na prova. No momento em que escrevíamos este artigo, a Planejar cobrava R$ 350,00 por cada módulo ou R$ 1.300,00 pela prova completa.

 

Requisitos de Comprovação da Experiência do Profissional de Planejamento Financeiro

Após ser a aprovação no teste, é necessário comprovar experiência na área de planejamento financeiro. O candidato aprovado pode comprovar sua experiência profissional optando por uma das duas regras:

  1. Comprovar três anos de experiência não supervisionada ou
  2. Comprovar um ano de experiência supervisionada.

Se o candidato optar pela não supervisão, deve comprovar a sua experiência por meio de regime de trabalho como planejador financeiro e relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas do escopo da cerificação:

  • Planejamento financeiro
  • Gestão de investimentos
  • Planejamento da aposentadoria
  • Gestão de riscos e seguros
  • Planejamento fiscal
  • Planejamento sucessório.

Ao optar pela comprovação supervisionada, o candidato será avaliado por um supervisor. Esta relação é de caráter avaliativo e será concluída após um ano de prática supervisionada, cumprindo pelo menos 1 reunião por trimestre, que devem ser reportadas à Planejar. O supervisor deve ser um planejador financeiro certificado que atestará o desempenho do candidato.

 

Requisitos de Educação continuada e Código de Ética

Para manter a certificação o planejador financeiro deve completar, no mínimo, 30 créditos de Educação Continuada a cada dois anos. Dente os assuntos cobrados, quatro créditos ou mais serão do tema Ética.

No geral, a Planejar é a instituição responsável no Brasil por coordenar o Programa de Educação Continuada da CFP®. Essa instituição é a única que pode determinar se algum curso, seminário ou outra atividade de educação está qualificado a fazer parte do programa de educação continuada da CFP® e a quantidade de créditos válidos.

Por fim, para obter a CFP® o candidato deve aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar. Esse código de ética define os princípios éticos e regras de conduta dos profissionais em relação ao atendimento os clientes, com seus pares e autoridades.

Lucas Nogueira
Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub