29/06/2020 às 5:00

Guia da aposentadoria: Previdência Privada ou Social?

TC School TC School

Nessa série de textos, falarei sobre as opções de investimentos para a sua aposentadoria. A ideia é apresentar as opções de aposentadoria, tanto pelo INSS quanto a privada, mostrando assim as diferenças entre opções PGBL e VGBL e também te ajudar a fazer os cálculos necessários. Dessa forma, vamos partir do início e abordar os seguintes temas:

  • Aposentadoria – você está planejando a sua?
  • Previdência Social – como funciona a aposentadoria do INSS?
  • Previdência Privada – é possível montar meu próprio plano de aposentadoria?

Boa leitura!

aposentadoria

Leia mais sobre finanças pessoais:

Aposentadoria

A princípio, quanta gente passa anos e anos pensando na palavra aposentadoria? Parar de trabalhar e ter tempo livre para curtir a vida, novos projetos, descansar. Cada um tem seu próprio desejo para a aposentadoria. Mas o que seria essa tal aposentadoria?

Aposentadoria é quando um trabalhador se afasta de suas atividades, com remuneração, após cumprir uma série de requisitos preestabelecidos. A partir daí, entra em cena a previdência, que pode ser social ou privada.

aposentadoria

Fonte: gratispng

Previdência Social

Antes de tudo, sistemas que hoje se assemelham ao que conhecemos como previdência tiveram início no Brasil em 1888. Na época, os beneficiados eram os setores importantes para o império, como funcionários dos correios, da imprensa nacional, das estradas de ferro, da marinha, da casa da moeda e da alfândega. A Previdência Social, como de fato conhecemos, teve início em 1923.

A Política da Previdência Social é comandada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse contexto, todos os trabalhadores formais têm de recolher, diretamente ou por meio de seus empregadores, contribuições previdenciárias para o fundo de previdência. Por outro lado, os servidores públicos têm sistemas previdenciários próprios.

Nesse sentido, a previdência dos brasileiros é financiada por três fontes:

  • Os trabalhadores (contribuição individual)
  • Empregadores (contribuição patronal)
  • Governo

Pelo regime praticado no país, quem está na ativa financia o benefício de quem já está aposentado.

Previdência social ou privada

Fonte: gratispng

Previdência Privada

Além do INSS, há também a possibilidade de o trabalhador organizar sua própria aposentadoria. É aí que entra a previdência privada. Ela é como se fosse um plano para a aposentadoria. Sendo um seguro para garantir a renda no futuro.

Dessa maneira, muita gente usa a previdência privada com forma de complementar a renda que terá direito através da previdência social. É uma boa saída e deve ser feito por todos aqueles que têm condição para tal.

Aqui, nesse modelo, não há uma contribuição fixa. É o beneficiário quem define quais regras adotará para formar sua previdência.

Qual opção escolher para a minha aposentadoria?

Falaremos mais especificamente de cada uma das possibilidades nos próximos textos. Aqui não é uma questão de saber o certo e o errado. Uma opção não precisa anular a outra. Na verdade, se puder somar é ainda melhor.

aposentadoria

Fonte: gratispng

Por fim, os próximos textos te ajudarão a entender melhor as opções, permitindo encontrar uma forma para que possa combinar as possibilidades da melhor maneira possível.

Até lá!

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub