TC School / Aposentadoria

Guia da aposentadoria: como se aposentar pelo INSS?

06/07/2020 às 5:00

TC School TC School

Vimos no primeiro texto da série sobre aposentadoria quais as definições e implicações de uma previdência púbica e de uma previdência privada. Hoje vamos focar na primeira, ou seja como fazer para se aposentar pelo INSS? Para responder a esta pergunta, falarei dos seguintes tópicos:

  • Como contribuir
  • Quem tem direito
  • Tipos de previdência
  • Como pedir aposentadoria

Boa leitura!

Como se aposentar pelo INSS?

Leia mais sobre aposentadoria e finanças pessoais:

Como contribuir para se aposentar pelo INSS

Como vimos, a previdência social é aquela básica de todo trabalhador brasileiro. No caso dos empregados em regime CLT, esse pagamento é feito pela empresa contratante. Para os autônomos, é o próprio contribuinte que deve recolher via carnê, que pode ser impresso no site da previdência ou comprado em papelarias e livrarias. Esse pagamento é aceito em agências bancárias ou lotéricas.

Dessa forma, quem é empregado, não precisa fazer a inscrição no programa. Todo o processo burocrático fica por conta da empresa. Os contribuintes individuais, por sua vez, precisam se inscrever através do telefone 135 ou pelo site do INSS.

Quem tem direito a aposentaria pelo INSS?

Os profissionais que podem receber a aposentadoria através do INSS são os que compõem as seis categorias a seguir:

  1. Empregados
  2. Empregados domésticos
  3. Trabalhadores avulsos
  4. Contribuintes individuais
  5. Segurados especiais
  6. Segurados facultativos

Tipos de previdência

Em virtude da realização da reforma na previdência, foram definidos seis tipos de aposentadoria para o trabalhador:

  1. Por tempo de contribuição;
  2. Fórmula 85/95;
  3. Especial;
  4. Por idade;
  5. Invalidez;
  6. Proporcional.

Como se aposentar pelo INSS

Fonte: GratisPNG

Como pedir a aposentadoria

Cada trabalhador fará uma contribuição em proporção ao salário que recebe. Quem tem carteira assinada, possui alíquota maior na medida em que o salário aumenta. Por outro lado, os autônomos têm duas opções. Eles podem contribuir com 11% do salário mínimo vigente e, nesse caso receber um salário mínimo quando se aposentar, além de só poderem se aposentar por idade; ou pagar 20% do salário que recebem.

Nesse sentido, quem for se aposentar por idade ou por tempo de contribuição tem que fazer o pedido através do site Meu INSS. Caso haja alguma incompatibilidade, como algum critério não cumprido, será necessário um atendimento presencial em uma das agências do INSS.

Trabalhadores rurais e pessoas portadoras de necessidades especiais devem fazer o pedido presencial. Para isso, é preciso fazer um agendamento, que pode ser agendado pelo telefone 135 ou através do site. Para ver os documentos necessários para a aposentadoria, clique aqui.

Se liga!

Em resumo, hoje vimos as características e opções da previdência social. Dessa forma, seguiremos com a série sobre a aposentadoria na próxima segunda-feira, quando o tema será a previdência privada. Você vai conhecer um pouco mais dessa possibilidade que pode te ajudar bastante no futuro.

Até lá!

Raphael Carneiro
Raphael Carneiro
Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub