12/03/2020 às 4:44

Linha de separação de alta: como utilizar na análise técnica

TC School TC School

Esse texto tem o objetivo de mostrar os princípios teóricos e práticos que regem a linha de separação na análise técnica.

Após a introdução conceitual, daremos diversos exemplos com intuito de aperfeiçoar sua percepção, além de explicar a operação e o contexto operacional do trade.

Aqui está um sumário texto:

  1. Linha de separação de alta
  2. Como operar esse padrão?

 

Linha de Separação de Alta (Bullish Separating Line)

 A linha de separação é um padrão  difícil de ser visto no gráfico pelo fato dele  geralmente se apresentar quando há grande volatilidade de expectativas ou uma mudança brusca nos fatos (notícias que impactam fortemente o mercado).

A linha de separação de alta é um padrão composto por dois candles. Um dos candles é negativo e o outro é positivo, no entanto, eles possuem o mesmo preço de abertura.

Linha de separação de alta - candles

No gráfico acima, o mercado vinha com dois candles de alta e logo após isso tivemos um candle  de correção. Após essa correção, o candle posterior já abre no mesmo patamar de abertura do candle anterior, anulando toda a queda anterior.

 

Exemplo da Petrobras – PETR4

Vamos a um exemplo prático da linha de separação de alta: PETROBRAS – PETR4

Linha de separação de alta - PETR4

Fonte dos dados: TradingView

No gráfico acima, da PETR4, podemos observar como padrões de continuidade podem dar apoio na análise técnica de ativos. Observe que o mercado possuía uma resistência por volta de R$ 22,80 que já vinha sendo testada diversas vezes pelo mercado em um breve espaço de tempo, depois podemos perceber que o mercado veio corrigir até os R$ 22,62 e então tentou romper novamente.

A partir desse momento, observamos a formação do padrão, observe o candle vermelho antes do rompimento formou um doji quatro preços que foi desconfigurado pela linha de separação que abriu com o mesmo preço de abertura do candle anterior.

Além disso, essa abertura já ocorreu acima do nível de resistência que vinha sendo trabalhada. Essa operação poderia ter sido feita com a entrada assim que se observasse a abertura no mesmo nível do candle anterior, ou o rompimento na sombra dele.

O stop teria que ser curto considerando o cenário exposto no gráfico, já que tínhamos uma tendência de queda que acabava de ser revertida e formava um padrão de continuidade para formação de uma tendência de alta naquele momento.

Nesse sentido, o ganho seria no próximo nível de resistência, nos proporcionando o clássico risco um para três (a cada uma unidade de risco visamos três unidades de ganho).

 

Como operar esse padrão?

Essa configuração gráfica é potencializada quando encontrada em momentos de rompimento de tendência de alta. De fato, como mostrado no exemplo anterior, ela pode ser utilizada em outros contextos operacionais, como a correção de uma queda atrelada ao rompimento de uma resistência, mas, com certeza, não é o melhor ambiente para ser utilizada.

Em outra esfera, é necessário que você possua parâmetros claros de risco-retorno como foi demonstrado anteriormente.

A decisão de entrar na operação deve está fundamentada principalmente no risco, confiabilidade do padrão e contexto operacional.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub