18/06/2020 às 15:00

Como identificar os ciclos de mercado na análise técnica

TC School TC School

Neste texto, explicarei com exemplos práticos as principais características dos ciclos de mercado utilizados na análise técnica. Dessa forma, abordarei os seguintes tópicos:

  • Ciclos de mercado
  • Considerações finais

Boa leitura!

análise técnica

Leia mais sobre análise técnica:

Ciclos de mercado

Ralph Nelson Elliott era um contador que, depois de se aposentar por causa da contração de tuberculose, criou a Teoria das Ondas de Elliott enquanto esteve internado em um sanatório para tuberculosos na Califórnia.

Em que consiste a teoria e os ciclos de mercado?

Há três aspectos básicos na teoria: o padrão, a relação e o tempo (nessa ordem de importância). Nesse sentido, Elliott reivindica que o mercado segue um ritmo repetitivo de cinco ondas de avanço seguidas por três de declínio. Dessa forma, as ondas um, três e cinco seguem a tendência principal e são chamadas ondas de impulso. Além disso, as ondas dois e quatro são ondas corretivas. Depois da onda cinco, o avanço está terminado. Três ondas de correção começam subdividindo-se em uma estrutura do ABC.

Ainda asism, após esse ciclo, um novo pode começar. Cada onda de correção (ABC) se reparte em três menores, sendo duas na direção de correção e uma na direção oposta, corrigindo a correção. Esse é o padrão harmônico dos movimentos em ondas das oscilações de preços de ações em mercado, preconizado pela Teoria de Elliott, em conformidade com os princípios e as relações próprias da série de Fibonacci: cinco ondas contêm três e dois; três ondas, dois e um. Contudo, o comportamento humano não é totalmente harmônico.

Logo, as correções não podem ser entendidas apenas como negociações nos cursos precisos de cada tendência. Elas também surgirão como forma de desdobramento dos movimentos, até aqui tomados harmonicamente. Por outro lado, os erros na identificação das ondas levam a equívocos de projeções. A existência de correções, de extensões e de desdobramentos nos movimentos dos preços são os fatores básicos que respondem por essa dificuldade.

Este é um esquema da psivologia das ondas de elliot, bastante didático se pensarmos em 2008 e na crise atual vivida em função do COVID-19.

ciclo de mercado

Ciclos de mercado na prática

Para exemplificar, este é um gráfico de petrobrás (PETR4), isso são as 5 ondas de elliot desse gráfico especifo. Observe que não é padronizado como no livro, dificilmente você encontrará algo padronizado para falar a verdade.

Considerações finais

Por fim, é importante deixar claro que essa obordagem apresentada sobre os ciclos de mercado é bem superficial ao tema, eu entendo ser extremamente complexo e cheio de nuances. Nesse sentido, se você enteressou de fato, procure se aprofundar pois essa é so a “ponta do iceberg”. Aconselho também que leiam as outras aulas disponibilizadas no site para se aprofundar mais no conteúdo.

Bons estudos e bons negócios!

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub