Candlesticks | Análise Técnica - TC School

07/08/2019 às 18:49

5 – Candlesticks

Sérgio Sanita Jr. Sérgio Sanita Jr.

Existem diversos tipos de gráficos e cada investidor tem suas próprias preferências.

Você pode por exemplo, optar por gráficos temporais (Linha, Área, OHLC, Candlesticks) ou atemporais (Renko, Ponto e Figura).

Cada um destes tipos de gráfico tem suas vantagens e desvantagens, mas com toda certeza, podemos afirmar que o gráfico de Candlesticks é o que melhor representa informações ao investidor e portanto são os mais utilizados.

Os 3 elementos dos Candlesticks

1. Período: O principal conceito dos candlesticks é que cada candle representa o que ocorreu com o preço de uma ação durante um determinado período de tempo. Cada candle pode representar 1 minuto, 5 minutos, 1 hora, 1 semana, 1 mês e até mesmo 1 ano. Você é que escolhe.

2. Formato: O formato do candle por sua vez é determinado por importantes valores que o preço da ação atingiu durante este determinado período. São os preço de:

– abertura;
– fechamento;
– mínimo;
– máximo;

Estes valores dão forma aos dois elementos que compões um Candle:
– o corpo (que traz as informações de fechamento e abertura).
– a sombra (que informa os máximos e mínimos do período).

3. Cor: O terceiro elemento que compões um candlestick é a sua cor, e isso determina se o candlestick é de alta ou de baixa.

Quando o preço de fechamento está abaixo do preço de abertura, significa que o preço da ação caiu durante aquele determinado período, e o Candle será de baixa. Quando o preço de fechamento for maior que o preço de abertura, significa que o preço subiu durante aquele período e o candlestick será de alta.

Veja na figura abaixo como interpretar cada um dos três elementos do candlestick:

Candlesticks – Para se ter uma ideia

Dois cenários de queda, dois cenários de alta. Sem conhecer nada de AT , qual você acharia que tem a maior probabilidade de continuar a tendência e qual tem de reverter?

As características dos candles, associadas às regiões onde aparecem, nos passam informações valiosas com relação à intensidade, esgotamento, capacidade de superar obstáculos ou respeitá-los.

Podemos observar também que, movimentos laterais usualmente são construídos por candles menos amplos, demonstrando absoluto desinteresse dos traders em função do equilíbrio e harmonia vigente entre as forças de oferta e demanda, baixa volatilidade.

Nestas situações de consolidação é muito comum vermos sinalizações desconexas, movimentos desorganizados em função da ausência de um fluxo estabelecido, o que resulta em:

– Péssimas condições para se operar;
– Stops precoces;
– Perde-se muito tempo na operação;

 

Sérgio Sanita Jr.

Sérgio Sanita Jr.

Profissional com mais de 15 anos de experiência no ramo de Tecnologia da Informação, Sérgio é especialista em SAP principalmente nos módulos de vendas e logística. Atua como consultor na E-IT Technologies desde 2012 e em 2013 fundou a Quid IT Consultoria e Treinamentos SAP. Formado em Ciências da Computação pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, Sergio hoje é referencia no mercado de SAP.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub