TC School / Análise Técnica

Aumentando o nível de confiança em um movimento no gráfico

02/07/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto você aprenderá a utilizar algumas métricas como: volume, giro financeiro e quantidade de negócios. Dessa forma, poderá aprimorar suas operações, tanto em trades mais curtos como em mais longos, utilizando as principais características de indicadores que são utilizados por grandes traders na análise técnica.

  • Volume – Como analisá-lo?
  • Giro Financeiro x quantidade de negócios

Boa leitura!

análise técnica

Leia mais sobre análise técnica:

Volume

O volume expressa a quantidade financeira que foi negociada em determinado período de tempo e nível de preço dos ativos, nos permitindo assim entender aquilo que apenas os movimentos do preço não expressam. Sua principal função é a de confirmar ou não se um movimento do preço é “relevante”, uma vez que o quanto mais o mercado negocia em um determinado nível de preço, mais importante ele será. Nesse sentido, um volume crescente confirma a tendência, ao passo um redução demonstra força duvidosa. Esteja um ativo rompendo uma resistência ou testando uma zona de suporte, o volume assume um papel primordial para determinar se uma entrada é válida ou não.

Podemos ver essa relação na imagem abaixo:

volume na análise técnica

Vejamos como ocorre na prática observando a Eneva (ENEV3)

Repare como uma nova “pernada” vem atrelada a um volume anormal nas negociações. Não necessariamente os movimentos fortes vão estar atrelados a volume, mas é natural que se espere, já que existem pessoas querendo vender e comprar o ativo. Dessa forma, observar os volumes pode ser interessante como instrumento acessório para entrar ou não em uma operação.

Giro Financeiro x Quantidade de Negócios

Por outro lado, o giro financeiro representa o nível de atividade de mercado. Ou seja, baixo volume demonstra baixa participação dos investidores e pequeno comprometimento financeiro com o movimento. Por outro lado, um aumento demonstra investidores atentos e ativos. Temos a obrigação de verificar se o giro financeiro e o número de negócios apresentam comportamentos simétricos. De nada adianta um grande volume ter sido consequência de poucos negócios ou se os negócios foram feitos em balcão, isso gera inconsistências que devemos utilizar como filtro.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub