Análise Técnica x Análise Fundamentalista - TC School

07/08/2019 às 18:48

4 – Análise Técnica x Análise Fundamentalista

Sérgio Sanita Jr. Sérgio Sanita Jr.

Será que a compra por análise fundamentalista, no exemplo acima estava errada ou equivocada?

Não!

A recomendação foi dada baseada em uma análise de múltiplos da empresa, balanços, etc. onde o analista chegou à conclusão de que a empresa estava barata e valia mais do que estava sendo negociada naquele momento.

Com a AT, pode-se perder parte do movimento de alta ou baixa, mas teremos uma entrada numa região mais segura, onde a probabilidade de que os preços se movimentem é muito maior.

Temos também que ter um conceito claro de que VALOR <> PREÇO.

O fato da empresa estar barata e de que DEVERIA VALER mais do que valia naquele momento não quer dizer que os preços vão se movimentar na mesma direção.

Lembre-se de que:
1) O mercado não é lógico.
2) Se o mercado fosse eficiente e racional, ajustando esses eventos, o mercado seria flat o tempo todo. Não haveria momentos de excitação ou pânico.

Sendo assim, no exemplo citado de ABEV3, o analista de fundamentos estava correto. A empresa realmente estava barata. Mas quanto tempo os preço demoraram para romper a região de resistência? DOIS ANOS!

Assim, o grande diferencial da AT é que nós poderemos entrar tendo um timing muito mais apurado que a análise fundamentalista.

Nesse período de dois anos, o trader poderia fazer uma série de outras operações, seja na compra (LONG) ou na venda (SHORT), para multiplicar seu capital e quando finalmente ABEV3 rompeu a região de consolidação de preços, poderíamos entrar com muito mais assertividade para conseguir surfar o movimento dos preços.

A AT também é muito menos subjetiva que a AF (análise fundamentalista), pois, com a ajuda de uma série de indicadores podemos mapear a probabilidade de um movimento, seja de alta ou de baixa, se iniciar em um determinado ativo.

Concluímos então que a AT não é uma ferramenta antagonista à AF, mas sim complementar, e que auxilia e muito no timing de entrada numa operação.

 

Sérgio Sanita Jr.

Sérgio Sanita Jr.

Profissional com mais de 15 anos de experiência no ramo de Tecnologia da Informação, Sérgio é especialista em SAP principalmente nos módulos de vendas e logística. Atua como consultor na E-IT Technologies desde 2012 e em 2013 fundou a Quid IT Consultoria e Treinamentos SAP. Formado em Ciências da Computação pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, Sergio hoje é referencia no mercado de SAP.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub